InícioGraduaçãoEntenda as diferenças entre o ACT e o SAT

Entenda as diferenças entre o ACT e o SAT

Redação do Estudar Fora - 15/03/2024
Comentários:

Parte importante do application para as universidades norte-americanas, os exames acadêmicos SAT e ACT são utilizados como forma de obter uma avaliação padronizada dos candidatos. Cada universidade tem seus próprios requisitos e também suas próprias médias para o que é uma “boa nota”. Então, por mais padronizadas que estas provas sejam, tudo depende de onde você está se candidatando.

Mesmo com as variações entre a forma de analisar as notas pelas universidades, os exames são muito importantes pois eles demonstram – junto com o seu histórico escolar – o seu potencial acadêmico. As universidades olham sua performance para tentar entender o quão “forte” você será em termos acadêmicos.

Um ponto importante de lembrar é que estas provas não são como os vestibulares no Brasil. O processo é mais complexo, e mesmo se o aluno tirar a nota máxima na prova, a aprovação não está garantida. Uma nota baixa também não significa que o aluno não vai conseguir ser aprovado.

Diferenças entre SAT e ACT

SAT: é um dos testes de admissão mais comuns dos EUA. Administrado pelo College Board, o exame tem o objetivo de avaliar os conhecimentos e habilidades de raciocínio crítico do aluno por meio de duas áreas: Leitura e Escrita, com 54 questões/exercícios, e Matemática, com 44 questões/exercícios. Cada seção da prova tem uma pontuação máxima de 800 pontos. Estudantes devem fazer a seção de Leitura e Escrita em 64 minutos e Matemática em 70 minutos, nessa ordem (há um intervalo de 10 minutos entre as duas). A pontuação máxima é de 1600. A maioria das questões é de múltipla escolha, embora algumas questões de matemática solicitem que você coloque a resposta diretamente.

ACT: O ACT é um teste de admissão que pode ser aceito no lugar do SAT na maioria das universidades dos EUA. Ele é administrado pela ACT Inc. A prova é composta por quatro seções: Inglês (45 minutos – 75 questões), Matemática (60 minutos – 60 questões), Interpretação de Texto (35 minutos – 40 questões) e Ciências (25 minutos – 40 questões). São 215 questões de múltipla escolha, com tempo total de 2 horas e 55 minutos. Há um intervalo de 15 minutos após a seção de matemática. O exame também contém uma seção optativa, de escrita, no qual os estudantes escrevem um essay. Se você fizer a redação, terá 40 minutos para escrever o texto e receberá um intervalo adicional de 5 minutos.

Algumas dicas…

Onde e quando fazer? Tanto o SAT quanto o ACT são oferecidos aqui no Brasil. É muito importante ficar atento às datas de inscrição e agendar a sua com antecedência, já que as provas são aplicadas apenas algumas vezes por ano. O SAT é r em várias cidades do Brasil. Confira as datas AQUI e pesquise os centros onde o teste é oferecido AQUI. Já o ACT é realizado de 4 a 5 vezes ao ano no Brasil (em abril, junho, setembro, outubro, dezembro) dependendo da cidade. Você pode conferir as datas e os centros onde a prova será administrada AQUI.

Como posso me preparar? Felizmente, existem muitas opções! Você pode se preparar sozinho, comprando livros e guias especializados, utilizando sites sobre o assunto e fazendo cursos ou simulados online, que podem ser pagos ou gratuitos. Se você se sentir mais confortável com o suporte de um especialista, procure por consultorias especializadas em preparação. Aqui vão algumas dicas de recursos online e gratuitos para te ajudar nos estudos:

Simulados do SAT
College Board: simulado gratuito oferecido pela instituição administradora da prova.
SAT® Prep: oferece materiais e simulados completos

Simulado do ACT
ACT Inc.: perguntas de treino da prova oferecidas pelas agência administradora da prova.
Princeton Review: simulado completa da prova

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Redação do Estudar Fora
Redação do Estudar Fora
Escreva uma minibiografia para constar no seu perfil. Essas informações poderão ser vistas por todos.

Artigos relacionados