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Vale a pena estudar em uma faculdade só para mulheres?

Lecticia Maggi - 17/07/2015
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No Brasil não há instituições de ensino superior apenas para mulheres, mas nos Estados Unidos isso ainda existe. São aproximadamente 60 universidades só para mulheres no país dentre as mais de 4 mil para ambos os sexos.

A pergunta é: quais são os diferenciais dessas universidades, além do fato de não terem alunos homens? Vale a pena estudar em uma faculdade só para mulheres?

Para as brasileiras Larissa Gama e Nathália Santos, alunas do Bryn Mawr College, a resposta é sim: “É uma faculdade para empoderar mulheres, mas não excluí-las do convívio com homens”, diz Nathália. “Aqui o exemplo é feminino. Você vê mulheres em cargos de liderança o tempo todo que, quando você sair da graduação e chegar a sua vez de assumir um cargo mais importante, estará mais preparada, será algo mais natural!”, completa Larissa.

Segundo a Women’s College Coalition, as mulheres graduadas nessas instituições ganham, em média, 8 mil dólares a mais por ano do que as formadas em universidades para ambos os sexos. Além disso, é duas vezes mais provável que elas consigam um diploma de PhD e tenham sucesso em carreiras nas ciências, matemática e negócios (áreas tradicionalmente dominadas por homens).

“Women college é lugar para quem é mulher aprender que pode conseguir tudo o que quiser”, considera Nathália.

Direto de Bryn Mawr College, as meninas gravaram um vídeo especialmente para os leitores do Estudar Fora explicando mais detalhes dessa experiência. Confira:

*Crédito da foto: Arquivo pessoal da Larissa Gama

Leia também:
A história dos women’s colleges
“O que aprendi em um semestre em uma faculdade só para mulheres”

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Sobre o escritor

Lecticia Maggi
Lecticia Maggi
Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero e pós-graduada em Gestão de Negócios pelo Senac-SP. Foi editora do Estudar Fora entre 2014 e 2016. Atualmente, é coordenadora de comunicação no Iede (Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional), que tem como um de seus objetivos ajudar a qualificar o debate educacional no país.

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