//username of moderater
Fundação Estudar
InícioColunistasVai precisar de carro no exterior? Veja dicas para alugar um!

Vai precisar de carro no exterior? Veja dicas para alugar um!

Lecticia Maggi - 14/07/2015
Comentários:

Quando planejamos um intercâmbio ou mesmo uma viagem a passeio para outro país, é importante pensarmos como será nosso deslocamento por lá. Será preciso um carro? Uma dica para lá de importante antes de recorrer a locadoras, é verificar como é o transporte público local. Será que ele não nos atende o suficiente? Apesar do conforto de ter um carro disponível sempre que precisarmos, dependendo da situação do nosso bolso, esse pode ser um corte muito favorável!

Contudo, se de fato você resolver alugar um carro em outro país, há algumas dicas que podem te ajudar a aproveitar a viagem sem dor de cabeça. Confira:

É importante lembrar que o cartão de crédito usado para pagar o aluguel tem que estar no nome do motorista que reservou o carro

Carteira de motorista e cartão de crédito

Antes de sair do Brasil, verifique as locadoras do seu interesse e cheque como é a política delas em relação à carteira de motorista. Há algumas que aceitam a habilitação brasileira (uma vez que se esteja dentro do prazo do visto de turismo ou da permanência legal – sem necessidade do visto). Contudo, há algumas que pedem, pelo menos, a carteira internacional. Normalmente, a maioria dos países aceita a habilitação brasileira.

Outro fator importante, e que muitas vezes pode causar problemas, é lembrar que o cartão de crédito usado para pagar o aluguel tem que estar no nome do motorista que reservou o carro. Mesmo com o valor já pago pela internet, eles não entregam o carro se o cartão não estiver no nome do motorista e se a habilitação não estiver presente.

DICA: A tarifa para motoristas com idade abaixo de 25 anos é mais cara, pelo menos nos Estados Unidos. Por isso, se estiver em mais pessoas, reserve o carro em nome de quem tem, pelo menos, essa idade. Cheque sempre qual a idade mínima permitida para dirigir no seu país de destino.

Quem vai dirigir

Se você estiver em mais pessoas, decidam quem irá dirigir (de preferência quem tiver cartão de crédito!). Se houver mais de um motorista, os nomes dos que vão comandar o volante precisam ser declarados e, muito provavelmente, isso acarretará um acréscimo (por cada um deles) no valor do aluguel.

Se optarem por colocar somente um motorista, evite que outra pessoa dirija o carro, pois, caso aconteça um acidente, o seguro pode não cobrir os danos, alegando descumprimento das regras. E, caso o carro seja parado por um policial, ele poderá, inclusive, interpretar a situação como roubo, uma vez que o veículo não está no nome do condutor.

Pague pelo seguro

A gente sempre espera que vai dar tudo certo. Que nada de errado vai acontecer. Apesar de parecer um dinheiro inútil, pois aumenta o valor do aluguel, é melhor estar assegurado. Vale ressaltar que, nos Estados Unidos, eles exigem seguro de carro, mesmo que seja do carro alugado. E não adianta dizer que é o melhor condutor do mundo. Acidentes acontecem.

Se for precisar de itens extras, como GPS, correntes para dirigir na neve ou mesmo cadeirinha para bebê, é bom pedir com antecedência, pois as locadoras não costumam ter muitos por loja

Reserve com antecedência

É sempre bom reservar antes já é muito comum chegar à locadora e não encontrar o carro que você queria. E, às vezes, ter até que pagar mais caro por outro.

Além disso, se for precisar de itens extras, como GPS, correntes para dirigir na neve ou mesmo cadeirinha para bebê, é bom pedir com antecedência, pois as locadoras não costumam ter muitos por loja.

Combustível e multa

Quando for devolver o veículo, entregue com o tanque cheio. Se você devolver com o tanque vazio, eles vão cobrar por galões/ litros e a preços bem salgados.

Quanto às multas, não vá pensando que o que se faz na viagem fica na viagem. Essa regra não se aplica neste caso. Informe à locadora sobre a multa (e pague!), pois se não o fizer, ela irá atrás de você e, normalmente, conseguirá receber o valor da infração. Vamos evitar desconfortos, não é mesmo?

Ah, uma última dica, normalmente sites mediadores de alugueis conseguem oferecer um preço melhor que a locadora em si. Vale checar!  Exemplos desses sites são o www.decolar.com e o www.carhire3000.com

Este texto é do Canal do Intercâmbio, site que fornece  informações e dicas sobre oportunidades de trabalho e estudo no exterior.

Leia também:
Especial: cursos de idiomas no exterior
10 razões para estudar fora
7 passos para tirar do papel o projeto de estudar fora

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Lecticia Maggi
Lecticia Maggi
Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero e pós-graduada em Gestão de Negócios pelo Senac-SP. Foi editora do Estudar Fora entre 2014 e 2016. Atualmente, é coordenadora de comunicação no Iede (Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional), que tem como um de seus objetivos ajudar a qualificar o debate educacional no país.

Artigos relacionados