InícioBolsas de EstudoUniversidade alemã oferece mestrado gratuito e em inglês

Universidade alemã oferece mestrado gratuito e em inglês

Lecticia Maggi - 25/02/2015
Comentários:

Um dos grandes entraves para a realização de uma pós-graduação no exterior é a questão monetária. Um programa de mestrado nos Estados Unidos, por exemplo, não costuma sair por menos de US$ 50 mil, isso sem contar os gastos que o aluno terá com itens como alimentação, hospedagem e transporte. No entanto, pesquisando, é possível sim encontrar cursos gratuitos – ou mais acessíveis – pelo mundo.

É o caso da Universidade Humboldt, em Berlim, que está com inscrições abertas para um mestrado gratuito e em inglês em Estudos Britânicos. Não há mensalidades a serem pagas, os selecionados têm que arcar apenas com uma taxa administrativa que varia entre € 250 e 300 por semestre. Os gastos para sobreviência no país ficam a critério do aluno. O prazo para candidatura termina no dia 30 de abril. Saiba mais e inscreva-se! 

Sobre o curso – O curso tem a duração de dois anos, sendo que no 1º semestre os estudantes têm aulas obrigatórias de História, Direito, Economia e Política britânica. No 2º semestre, podem escolher três dentre seis grandes áreas de estudo: Projetos Intercidisplinares; Economia e Gestão; Política e Sociedade; Direito; Mídia, História e Cultura; ou Cultura e Literatura.

Os estudantes que concluem o 1º ano com notas satisfatórias recebem um certificado de especialização em Estudos Britânicos. Aqueles que desejarem podem realizar o 2º ano do curso para obter o título de mestre. Neste caso, devem fazer uma dissertação e um estágio obrigatório de três meses em alguma instituição do Reino Unido.

Como se inscrever – Para se candidatar ao mestrado, é preciso ter concluído um curso de gradução com boas notas e comprovar proficiência em inglês. Quem optar pelo TOEFL, deve ter nota acima de 100; já no caso do IELTS, a pontuação mínima é sete. Além de cópias de documentos, os candidatos devem enviar também seu currículo acadêmico e profissional e uma carta de motivação (em inglês). É possível enviar até três cartas de recomendação. Elas, no entanto, não são obrigatórias. Saiba mais sobre o programa no site na universidade

Leia também:
Passo a passo para encontrar cursos de graça na Alemanha
Conheça a página do Estudar Fora de bolsas de estudo

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Lecticia Maggi
Lecticia Maggi
Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero e pós-graduada em Gestão de Negócios pelo Senac-SP. Foi editora do Estudar Fora entre 2014 e 2016. Atualmente, é coordenadora de comunicação no Iede (Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional), que tem como um de seus objetivos ajudar a qualificar o debate educacional no país.

Artigos relacionados