InícioUniversidadesUniversidade da California, Los Angeles (UCLA): onde estudaram de Jim Morrison a...

Universidade da California, Los Angeles (UCLA): onde estudaram de Jim Morrison a Angela Davis

Marcio Orsolini - 07/08/2023
Comentários:

A centenária University of California, Los Angeles (ou UCLA) tem uma aura especial. Além de ser uma das melhores universidades dos Estados Unidos, foi também a escola por onde passaram figuras marcantes dos séculos 20 e 21 — desde artistas como Jim Morrison, James Dean e Ava DuVernay até grandes mentes como Angela Davis, Terrence Tao e Francis Ford Coppola.

Sem tempo para ler? Clique no play abaixo para ouvir esse conteúdo.

Embora ela não seja tão lembrada quanto Stanford (também localizada na California) ou outras universidades da Ivy League quando o assunto é excelência acadêmica, a universidade californiana também é um grande centro de pesquisa e difusão de ideias. A seguir, veja tudo que você precisa saber sobre a UCLA!

Inscrições abertas para curso online e gratuito para fazer pós-graduação no exterior

História da universidade

A história da UCLA começa em 1881, quando o estado da Califórnia autorizou a construção de um centro de formação de professores no coração de Los Angeles. No entanto, a instituição só chegaria à sua sede atual em 1919.

Naquele ano, o campus da Avenida Vermont da Universidade da Califórnia — Los Angeles foi inaugurado com um curso de dois anos voltado para realizar o treinamento de 1.708 professores. Entretanto, pois isso por muito tempo a instituição foi tratada como uma espécie de local secundário da Universidade da Califórnia.

Apenas em 1951 a UCLA foi colocada formalmente em pé de igualdade com as outras universidades públicas do estado (como a UC Berkeley). De lá para cá, ela se tornou referência na Califórnia. Em 2010, a verba de pesquisa da UCLA atingiu US$1 bilhão, marcando um recorde para a instituição.

UCLA em números

Atualmente, a UCLA conta com cerca de 45 mil alunos no total. São aproximadamente 31,5 mil estudantes na graduação e 12,8 mil na pós-graduação, com o restante ocupando cursos de de extensão ou certificados.

Com relação a estudantes de fora dos EUA, a universidade reporta ter cerca de 7 mil alunos de mais de 100 países. Ou seja, eles compõem aproximadamente 16% do corpo de estudantes. Em termos étnicos, alunos asiáticos e hispânicos compõem 50% dos estudantes da universidade.

Nos principais rankings de melhores universidades do mundo, a UCLA ocupa os seguintes lugares:

Com relação a prêmios, a universidade já hospedou 13 vencedores do prêmio Nobel, além de três vencedores de prêmios Pulitzer e três vencedores do prêmio Turing (que é uma espécie de “prêmio Nobel da computação”).

Cursos oferecidos

A universidade oferece mais de cinco mil cursos entre graduação, pós-graduação e outros programas de estudos. Entre os mais populares estão Ciência Política, Psicologia, Biologia, Negócios e História.

Nos links a seguir, você consegue ver todos os cursos que a universidade oferece:

> Graduação

> Pós-graduação

Como entrar na UCLA

A UCLA utiliza um processo seletivo próprio, onde tudo é de responsabilidade do aluno. “Nós não pedimos cartas de recomendação nem transcrições oficiais na hora da candidatura nem entrevistamos os alunos”, explica Cecilia Garcia, diretora assistente do departamento de admissão de cursos de graduação. “O aluno tem de preencher um formulário com informações que nos possibilite ter uma ideia do estudante como um todo, não apenas as notas”, afirma.

As inscrições são feitas na página da universidade. Os requisitos podem variar de acordo com o curso, portanto valeverificar diretamente a página do seu interesse. No entanto, muitos dos documentos exigidos são comuns a outros processos de admissão para universidades dos EUA.

Por exemplo: é necessário enviar seu histórico acadêmico, bem como comprovante de proficiência em inglês (TOEFL com pontuação acima de 100, ou IELTS com pontuação acima de 7). Também é comum que os departamentos solicitem cartas de motivação e recomendação de quem pretende estudar lá. Para mais detalhes, acesse a página da UCLA.

Bolsas de estudo

As despesas com matrícula, seguro e moradia podem chegar a um total de $176,376 pelos quatro anos. Para estudantes internacionais, a UCLA não oferece bolsas de estudo. 

Curiosidades sobre a UCLA

  • Em 1981, os médicos da UCLA reportaram os primeiros casos de AIDS no mundo.
  • A universidade tem em seu portfólio 1.800 invenções e mais de 100 empresas foram criadas com tecnologia desenvolvida em seus campi.
  • A UCLA conta com 250 campeões olímpicos, mais do que qualquer outra universidade americana.

Ex-alunos famosos da UCLA

  • Francis Ford Coppola (diretor de filmes como O Poderoso Chefão e Apocalypse Now);
  • Jim Morrison (cantor da banda The Doors);
  • Terrence Tao (matemático vencedor da medalha Fields);
  • James Dean (ator de filmes como Juventude Transviada e Vidas Amargas);
  • John Williams (compositor responsável pelas trilhas sonoras das séres Star Wars, Indiana Jones, Harry Potter, entre outras);
  • Sara Bareilles (cantora e compositora);
  • Anthony Kiedis, cantor e letrista da banda Red Hot Chili Peppers;
  • Patrisse Cullors, ativista e abolicionista penal co-fundadora do movimento Black Lives Matter.

Resumindo:

Quando a UCLA foi fundada?

A história da UCLA começa em 1881, quando o estado da Califórnia autorizou a construção de um centro de formação de professores no coração de Los Angeles. A instituição, no entanto, só chegaria à sua sede atual em 1919. Apenas em 1951 a UCLA foi colocada, formalmente, em pé de igualdade com as outras universidades públicas do estado (como a UC Berkeley).

Quantas pessoas estudam na UCLA?

Atualmente, a UCLA conta com cerca de 45 mil alunos no total. São aproximadamente 31,5 mil estudantes na graduação e 12,8 mil na pós-graduação, com o restante ocupando cursos de de extensão ou certificados. Com relação a estudantes de fora dos EUA, a universidade reporta ter cerca de 7 mil alunos de mais de 100 países.

Quem são ex-alunos famosos da UCLA?

Alguns dos ex-alunos mais famosos da universidade são Francis Ford Coppola (diretor de filmes como O Poderoso Chefão e Apocalypse Now), Jim Morrison (cantor da banda The Doors), James Dean (ator de filmes como Juventude Transviada e Vidas Amargas), Sara Bareilles (cantora e compositora) e Patrisse Cullors, ativista e abolicionista penal co-fundadora do movimento Black Lives Matter.

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Marcio Orsolini
Marcio Orsolini
Escreva uma minibiografia para constar no seu perfil. Essas informações poderão ser vistas por todos.

Artigos relacionados