InícioUniversidadesTrinity College Dublin: a melhor universidade da Irlanda

Trinity College Dublin: a melhor universidade da Irlanda

Nathalia Bustamante - 29/04/2016
Comentários:

Por Nathalia Bustamante

Imagine estudar na escola onde se formaram Oscar Wilde e Jonathan Swift. Mais: imagine ser calouro do ator Jack Gleeson– o Rei Joffrey, de Game of Thrones. Sim, ele é estudante de física na Trinity College Dublin, a melhor e mais antiga universidade da Irlanda.

Também conhecida como Universidade de Dublin, a instituição é 78ª melhor do mundo de acordo com o ranking QS. Embora sua tradição seja forte na área de humanas, com seus programas de literatura inglesa, história e letras ranqueados entre os 50 melhores do mundo, a instituição também está bem posicionada nas áreas de ciências biológicas, com muitas pesquisas sendo desenvolvidas no campo da imunologia.

Com localização privilegiada no centro de Dublin, a TDC está a alguns quarteirões dos escritórios europeus de grandes organizações internacionais, como Google, Apple, Facebook e Pfizer. A proximidade com estes gigantes também potencializou seus programas de negócios: projetos de pesquisas são realizados em parceria com o mercado, há parcerias para estágios e a empregabilidade entre os graduados é de 95% nos primeiros seis meses.

A Universidade possui três escolas (Artes de Humanidades; Engenharia, Matemática e Ciências e Saúde) e 25 programas, divididos entre graduação, mestrado e PhD.

O Campus

Fundada em 1592 pela Rainha Isabel I, a universidade é um dos pontos históricos e turísticos da cidade de Dublin. Apesar disso, porém, o campus possui uma atmosfera tranquila, tendo diversos prédios espalhados em largas praças, que ocupam uma área de 190 mil metros quadrados.

A Biblioteca da Trinity é considerada uma das mais belas do mundo – mas, mais que isso, é também o Depósito Legal da Irlanda e Reino Unido. Assim, ela reúne todas as publicações feitas nestes países desde o século XV, e recebe anualmente mais de 100 mil títulos.

Os estudantes têm opções de acomodação dentro e fora do campus – ambas, bem próximas ao centro da cidade. No total, a faculdade possui 17 mil estudantes, sendo 12 mil em cursos de graduação.  A comunidade universitária tem significativa participação internacional: mais de 40% dos estudantes e da equipe, incluindo professores, são de fora da Irlanda.

Trinity também se destaca pelos seus clubes de interesses: são mais de 120 sociedades e 50 clubes esportivos. Entre eles, estão dois dos mais antigos do mundo, com mais de 300 anos: os clubes de filosofia “The Phil” e de história “The His”. Muitos destes clubes são famosos, e convidam importantes políticos ou escritores para palestrarem em suas reuniões – já passaram por lá nomes como John F. Kennedy e Winston Churchil.

Admissão e Programa de Fundação

As inscrições para o semestre letivo, que tem início em setembro, se encerram em junho de cada ano. Além de comprovar proficiência em inglês, o processo de seleção para a graduação envolve o envio de resultados do ENEM e do histórico acadêmico de Ensino Médio. Também é necessário escrever uma carta de motivação.

Embora a Trinity, como a maior parte das universidades irlandesas, não exija a realização de exames padronizados como ACT ou SAT, estudantes que desejem fazer a graduação completa lá deverão passar por um “Programa de Fundação” de um ano de duração – uma espécie de curso de nivelamento para o primeiro ano de graduação.

Assim, brasileiros podem ser aceitos com suas notas do ENEM, mas apenas com os resultados de testes padronizados será possível ingressar diretamente nos cursos de graduação.

Como forma de ajudar a financiar seus estudos, estudantes podem trabalhar até 20 horas semanais no país.

Ex-Alunos Ilustres

– Oscar Wilde, escitor
– Niall Horan, cantor da banda One Direction
– Jack Gleeson, ator da série Game of Thrones
– Samuel Beckett, escritor
– Jonathan Swift, escritor
– Bram Stoker, escritor
– Michael O’Leary, CEO da companhia aérea Ryanair
– Edmund Burke, filósofo
– Courtney Love, cantora

* Foto: Trinity College, Dublin / Crédito: William Murphy

Leia também:
Irlanda: saiba por que o país foi eleito o preferido dos intercambistas
Intercâmbio na Irlanda
10 universidades irlandesas oferecem bolsas para brasileiros

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Nathalia Bustamante
Nathalia Bustamante
Nathalia Bustamante é jornalista formada pela UFJF. Foi editora do Estudar Fora entre 2016 e 2018 e hoje é coordenadora de Conteúdo Educacional na Fundação Estudar.

Artigos relacionados