InícioColunistasToefl: Planejamento é a chave para conquistar uma boa nota

Toefl: Planejamento é a chave para conquistar uma boa nota

Ana Virgínia Kesselring - 20/08/2013
Comentários:

Por Ana Virginia Kesselring  – diretora da Virginia Center School

Conhecer a língua inglesa não é tudo para quem está interessado em prestar o TOEFL. Conseguir uma boa nota exige planejamento e, acima de tudo, dedicação.

Em primeiro lugar, para ter sucesso no teste, você precisa determinar aonde quer chegar e de onde vai partir, isto é, sua nota atual e qual a nota que precisa alcançar.

É importante verificar junto à instituição que você quer estudar qual é a nota mínima exigida. Esta será a nota de corte. Se não conseguir alcançá-la, suas chances de cursar esta instituição estão praticamente descartadas. Significa que a instituição acredita que você não está preparado para assistir aulas e nem vivenciar o meio acadêmico.

O segundo passo é verificar qual o seu nível real de inglês nas habilidades exigidas pelo TOEFL: Reading Comprehension (Compreensão de texto), Listening Comprehension (Compreensão oral), Writing (Redação) e Speaking (Fluência oral). Vale a pena consultar um profissional ou uma escola especializada ou mesmo realizar um simulado online para ter uma ideia de qual seria sua nota hoje.

A partir deste diagnóstico você tem um caminho a percorrer. Seguem os passos iniciais a serem seguidos para alcançar o seu objetivo:

1. Verificar a nota pretendida ou exigida pela instituição que quer estudar
2. Determinar o número de horas semanais a estudar e dividi-las na semana
3. Criar um login no site do TOEFL.
4. Ler as informações básicas no site do TOEFL.
5. Inscrever-se para o teste, ou para os testes, determinando o local e data para realização com no mínimo dois meses de antecedência (eles são oferecidos todas as semanas em vários locais espalhados pelo Brasil)
6. Preparar-se para o teste (a duração da preparação pode ser de uma semana até um ano e meio dependendo do seu nível de inglês)
7. Prestar o teste (sua validade é de dois anos)

É importante ressaltar que o TOEFL não é um teste comum. Ele é oferecido pela internet e mescla habilidades de leitura e compreensão oral com as fluências oral e escrita. Isto torna sua preparação única e específica.

Por este motivo, é relevante realizar o teste duas vezes. O fator surpresa no primeiro teste e a questão de lidar com o computador e o tempo demandam uma concentração intensa. O fator psicológico também influencia quando você sabe que tem uma segunda chance. Ter apenas uma chance torna o momento mais estressante e pode ser um fator de desvantagem para quem ainda não conhece o teste.

A inscrição

A inscrição para duas datas diferentes é uma peça bastante importante do seu planejamento. Uma diferença de 30 a 45 dias entre os dois testes é ideal. Após a realização do primeiro teste continue estudando e fique aquecido e preparado para a sua segunda chance. Parar de estudar entre um teste e outro faz com que você perca tempo e desacelere. Com esta estratégia você pode ganhar pontos preciosos que vão de 7 até, aproximadamente, 15 pontos. Se parar, pode ocorrer o contrário.

Para realização de um simulado diagnóstico inicial sugiro o site Testden, que oferece três opções de testes grátis, incluindo todas as habilidades.

Seguem alguns sites de preparação, informações e estudo para o TOEFL sugeridos pelo site Catraca Livre e Estudar Fora:

TOEFL Go Anywhere: Página oficial do TOEFL, atualizada frequentemente com novas ferramentas preparatórias. É possível acessar exemplos de questões e o material preparatório oficial do TOEFL, pesquisar instituições que aceitam o certificado e conhecer os requisitos de pontuação. Clique AQUI.

Site TOEFL Quick Prep: Exemplos de questões do TOEFL aplicadas anteriormente no teste para auxiliar a preparação do aluno. Clique AQUI.

Série de Vídeos “Inside the TOEFL Test”: Cinco vídeos que explicam as etapas de Escrita e Expressão Oral do TOEFL para que os estudantes se familiarizem com a prova. Clique AQUI.

Site TOEFL Test Prep Planner: Calendário de oito semanas para ajudar o candidato a planejar seus estudos e conhecer melhor o formato da prova. Clique AQUI.

Confira também a página do TOEFL em Português. Clique AQUI.

Considerações finais

O envolvimento em atividades extracurriculares, a performance no colégio e uma possível preparação para um segundo teste devem ser consideradas no processo. Um bom professor, especialista ou uma boa escola com experiência no TOEFL poderão auxiliá-lo com um programa personalizado para que você atinja seus resultados em um menor período de tempo.
_____________________________________________________________________

Ana Virginia Kesselring – Colunista sobre o TOEFL e orientação para exames de proficiência em idiomas 

F_ AZUL_0001Ana Virginia Kesselring é administradora de empresas com especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional. É diretora e proprietária da Virginia Center School, uma instituição de ensino de idiomas diferenciado que prepara para o TOEFL, SAT, GRE e TOIEC. Ana Virginia tem 15 anos de experiência no ensino de idiomas, e é especializada na preparação de jovens e adultos para obtenção de certificação em inglês e espanhol, seja para quem deseja cursar uma universidade ou para profissionais que pretendem cursar um mestrado em outro país. Contato: [email protected]

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Ana Virgínia Kesselring
Ana Virginia Kesselring, Diretora e Fundadora da Virginia Center School, é College Counselor Certificada pela Universidade da Califórnia em San Diego (UCSD) e Psicopedagoga especialista em preparação para estudar fora e em exames internacionais como o SAT, ACT, TOEFL, IELTS, GRE, GMAT e Duolingo English Test.

Artigos relacionados