InícioOutrosToefl: A seção de Writing - Parte 1

Toefl: A seção de Writing – Parte 1

Ana Virgínia Kesselring - 03/09/2013
Comentários:

Por Ana Virginia Kesselring  – diretora da Virginia Center School

Os fundamentos do TOEFL se baseiam na seção de writing. Parece besteira, mas ao entender como funcionam as diferenças entre escrever em inglês e escrever em português você garante bons pontos em todo o teste.

Leia mais: Toefl: Take it Easy – O começo!

Cultura americana

Você, que talvez esteja também se preparando para o vestibular, precisa apagar um pouco a estrutura de uma redação em português e concentrar no modelo americano de escrita. Entender a cultura americana é um bom passo para começar a preparação para sua escrita. O americano é objetivo e de poucos rodeios. Não também é resposta, dizem eles. Isto quer dizer que você tem que ser direto e não deixar se levar por uma posição “em cima do muro” ou simplesmente não responder a pergunta que lhe foi feita.

Leia mais: Toefl: Take it Easy – Planejamento é a chave para conquistar uma boa nota

O que é uma boa redação no TOEFL?

Uma boa redação deve incluir:

1. Boa organização de ideias;
2. A resposta da pergunta que lhe é feita e bons argumentos para dar suporte à sua resposta;
3. Estrutura gramatical sedimentada – quanto maior o uso de estruturas de nível avançado, melhor;
4. Poucos ou nenhum erro de ortografia (spelling);
5. Bom vocabulário.

Leia mais: Dicas de estudo para o TOEFL e IELTS

Formato da seção de writing

Esta seção tem o objetivo de verificar a sua habilidade para se comunicar na escrita e escrever redações organizadas e claras utilizando os pontos enumerados acima.

Você encontrará dois tipos de writing nesta seção em um total de 50 minutos:

1 – Independent – 30 minutos – Nesta parte você terá 30 minutos para escrever sobre um tópico dado. Esta redação deverá ter entre 300 e 350 palavras e de 4 a 5 parágrafos. Este tópico pode variar entre alguns tipos:

– Escolha entre duas opções – Ex.: Do you prefer to play individual sports or team sports? Use reasons and details to support your response;

–  “Se…” / “If…” (imaginação) – Ex.: If you could change one important thing about your hometown, what would you change? Use reasons and specific examples to support your answer;

– Concordar ou discordar – Ex.: Do you agree or disagree with the following statement? Parents are the best teachers. Use specific reasons and examples to support your answer;

– Comparações ou contradições – Ex.: What do you want most in a friend — someone who is intelligent, someone who has a sense of humor, or someone who is reliable? Which one of these characteristics is most important to you? Use reasons and specific examples to explain your choice;

– Opinião – Ex.: Neighbors are the people who live near us. In your opinion, what are the qualities of a good neighbor? Use specific details and examples in your answer.
Clique AQUI e confira uma lista de tópicos do site oficial do TOEFL.

2 – Integrated – 20 minutos – Nesta seção você terá 20 minutos para escrever um texto entre 150 e 225 palavras sobre um pequeno trecho de leitura e um pequeno trecho de “listening” que você terá que escutar e ler podendo tomar notas.

Leia mais: Organizadores do exame TOEFL oferecem material gratuito de estudo

Considerações finais

É importante ressaltar que todas as seções do teste TOEFL são divididas em introdução, 2 ou 3 parágrafos principais (body paragraphs) e uma conclusão. O writing que aprofundaremos no próximo artigo oferecerá um modelo (template) de fácil entendimento. A organização no estilo americano é a alma do teste.

_____________________________________________________________________

Ana Virginia Kesselring – Colunista sobre o TOEFL e orientação para exames de proficiência em idiomas 

F_ AZUL_0001Ana Virginia Kesselring é administradora de empresas com especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional. É diretora e proprietária da Virginia Center School, uma instituição de ensino de idiomas diferenciado que prepara para o TOEFL, SAT, GRE e TOIEC. Ana Virginia tem 15 anos de experiência no ensino de idiomas, e é especializada na preparação de jovens e adultos para obtenção de certificação em inglês e espanhol, seja para quem deseja cursar uma universidade ou para profissionais que pretendem cursar um mestrado em outro país. Contato: [email protected]

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Ana Virgínia Kesselring
Ana Virginia Kesselring, Diretora e Fundadora da Virginia Center School, é College Counselor Certificada pela Universidade da Califórnia em San Diego (UCSD) e Psicopedagoga especialista em preparação para estudar fora e em exames internacionais como o SAT, ACT, TOEFL, IELTS, GRE, GMAT e Duolingo English Test.

Artigos relacionados