InícioGraduaçãoTimes Higher Education (THE) divulga ranking 2014 de universidades

Times Higher Education (THE) divulga ranking 2014 de universidades

Giana Andonini - 10/03/2014
Comentários:

A publicação britânica Times Higher Education (THE) divulgou o World Reputation Rankings 2014, a mais respeitada avaliação de universidades do mundo. As dez primeiras posições da lista são dominadas por instituições norte-americanas e do Reino Unido.

A Universidade de Tokyo, única a integrar o top 10 no ano passado, caiu duas posições neste ano, passando para o 11º lugar. A Universidade Harvard, mais uma vez, é soberana na primeira colocação. Na segunda e terceira posições, aparecem o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) e a Universidade Stanford, respectivamente.

Leia mais:
Saiba como escolher sua universidade no exterior

Chama a atenção o fato de que 46 das 100 melhores universidades estão localizadas nos Estados Unidos. O Reino Unido tem dez instituições entre as tops e a Alemanha, seis.

O World Reputation Rankings 2014 é baseado na resposta de 10.500 acadêmicos de 133 países, que foram convidados a nomear até 15 das melhores instituições em sua área de especialização. “A reputação de uma universidade é absolutamente vital para o seu sucesso. E aqui essa reputação é construída a partir do depoimento de experientes estudiosos de todo o mundo”, afirma Phil Baty, editor da THE.

Confira as dez primeiras posições do ranking:

1º Harvard University
2º Massachusetts Institute of Technology (MIT)
3º Stanford University
4º University of Cambridge
5º University of Oxford
6º University of California (Berkeley)
7º Princeton University
8º Yale University
9º California Institute of Technology (Caltech)
10º University of California, Los Angeles (UCLA)

Clique AQUI e confira a lista completa

Processo de admissão

O processo de seleção das melhores universidades do mundo, como se sabe, é bem diferente do vestibular brasileiro. Nos Estados Unidos Unidos, Canadá e na maior parte dos países europeus, essa seleção é feita de forma holística, levando em consideração tanto o desempenho acadêmico do estudante, como o seu perfil pessoal e trajetória de vida. Saiba mais sobre os processos de seleção AQUI.

A Universidade Harvard, por exemplo, deixa claro não busca apenas candidatos “geniais”. Para ser aceito na instituição, é preciso demonstrar como você poderá contribuir com a comunidade acadêmica. “Ainda que realização acadêmica seja importante, o Comitê de Admissões considera muitos outros fatores, como qualidades pessoais, talentos de todos os tipos e capacidade de tirar proveito dos recursos e oportunidades disponíveis”, destaca texto publicado na página da universidade.

Leia mais:
Guia de primeiros passos para Estudar Fora

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Giana Andonini
Giana Andonini
Giana Andonini foi a primeira editora do Estudar Fora, entre 2013 e 2015. Todas as publicações que você encontrar aqui são as que deram "corpo" ao site - explicando as principais etapas da candidatura para universidades fora.

Artigos relacionados