InícioGraduaçãoStatement of purpose: o 'segredo' para quem quer estudar fora

Statement of purpose: o ‘segredo’ para quem quer estudar fora

Lecticia Maggi - 24/07/2015
Comentários:

Os processos de seleção para cursos de graduação e de pós em universidades estrangeiras, especialmente nos Estados Unidos, é feito de forma holística. Isto é, o candidato tem seu perfil avaliado como um todo, incluindo suas realizações dentro e fora das salas de aulas.

Muitas pessoas tendem a criar uma narrativa geral e impessoal. Isso é um erro

Dentre todos os itens exigidos pelas escolas na candidatura – como provas, teste de proficiência em inglês, cartas de recomendação, etc – um merece destaque especial: o statement of purpose, que também é chamado por algumas universidades de personal statement.

O statement of purpose é um ensaio que reúne as experiências acadêmicas e extracurriculares de um candidato. No caso da pós, também devem ser incluídas as realizações profisisonais. O texto deve mostrar como você chegou onde está e quais os seus objetivos futuros para a carreira.

“Um bom personal statement permite ao admission officer visualizar e perceber as nuances dos candidatos. Muitas pessoas tendem a criar uma narrativa geral e impessoal. Isso é um erro”, explica Paulo César Moraes, sócio da Philadelphia Consulting e especialista na preparação de candidatos para cursos no exterior. “É muito importante que o aluno produza um documento autêntico e que deixe transparecer sua personalidade” completa.

No vídeo a seguir, Paulo César explica em detalhes como deve ser um personal statement:

Prep Course Pós – O vídeo acima integra o Prep Course Pós-graduação: um curso online e gratuito para preparar candidatos para realizar a pós-graduação no exterior. São 12 videoaulas exclusivas para você assistir quando e onde quiser. Faça sua inscrição e tenha acesso a todas as aulas

Leia também:
Entenda o processo de seleção para cursos de pós no exterior
Saiba o que escrever em seu personal statement
GMAT x GRE: veja as diferenças

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Lecticia Maggi
Lecticia Maggi
Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero e pós-graduada em Gestão de Negócios pelo Senac-SP. Foi editora do Estudar Fora entre 2014 e 2016. Atualmente, é coordenadora de comunicação no Iede (Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional), que tem como um de seus objetivos ajudar a qualificar o debate educacional no país.

Artigos relacionados