InícioGraduaçãoSiele: o exame que irá medir proficiência na língua espanhola

Siele: o exame que irá medir proficiência na língua espanhola

Lecticia Maggi - 02/07/2015
Comentários:

Mesmo sendo uma das línguas mais faladas (estudadas) do mundo, o espanhol não tinha um certificado reconhecido globalmente para medir a proficiência no idioma. Agora, este problema irá acabar. Foi lançado nesta semana, no México, o Serviço Internacional de Avaliação da Língua Espanhola (Siele) – prova que irá se prestar a isso. O anúncio foi feito pelos reis da Espanha, Felipe e Letizia VI.

Assim como o TOEFL e o IELTS são utilizados no mundo todo para medir nível de inglês, o Siele pretende ser referência na avaliação do espanhol. As informações são do jornal El Pais.

O exame foi desenvolvido em conjunto pelo Instituto Cervantes, a Universidade Nacional Autônoma do México (a maior de língua espanhola) e a Universidade de Salamanca (a mais antiga), e começará a ser aplicado no próximo ano letivo.

Haverá centros aplicadores do exame nos cinco continentes. Mas, nesses três primeiros anos, o foco maior será implementá-lo em três países: Brasil, que terá 120 centros; Estados Unidos, com 100 centros; e China, com 60.

Até 2018, a previsão é que cerca de 300.000 estudantes façam a prova por ano. Em cinco anos, esse número deve chegar a 750.000 por ano.

Sobre a prova: o Siele terá quatro seçõs: compreensão de leitura, compreensão auditiva, escrita e fala. Os estudantes poderão fazer a prova de uma só vez ou por partes. Aqueles que forem aprovados, receberão um certificado com duração de 2 anos.

“Se queremos que nossa língua se afirme como segunda língua de comunicação internacional, teremos de superar a visão de curto alcance, centrada em cada um, e pôr em comum os recursos de todos para conseguir um objetivo que resultará em benefício comum”, disse Felipe VI, segundo informações do jornal El Pais.

Leia também:
Buenos Aires: boa opção para aprender espanhol ou fazer curso superior

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Lecticia Maggi
Lecticia Maggi
Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero e pós-graduada em Gestão de Negócios pelo Senac-SP. Foi editora do Estudar Fora entre 2014 e 2016. Atualmente, é coordenadora de comunicação no Iede (Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional), que tem como um de seus objetivos ajudar a qualificar o debate educacional no país.

Artigos relacionados