InícioIntercâmbioSete mitos sobre estudar fora

Sete mitos sobre estudar fora

Lecticia Maggi - 18/01/2016
Comentários:

Estudar fora, seja pelo período que for, é uma experiência carregada de mitos. Ao longo dos anos tenho colecionado alguns e refletido a respeito…

6 passos para tirar do papel o sonho de estudar fora em 2016

1. No exterior tudo é melhor, tudo funciona

Será? Em outros países a organização do cotidiano é diferente. Na maioria das vezes as coisas funcionam. A estabilidade nos encanta, mas o mundo anda muito turbulento. E, apesar da funcionalidade e da praticidade do dia-a-dia, esteja certo de só poder contar com uma pessoa para fazer tudo: você. A sua comida, sua roupa, a arrumação e limpeza da sua casa são apenas algumas das atividades cotidianas que serão de sua responsabilidade.

2. Estudar fora é melhor que estudar no Brasil

Um diploma internacional tem o seu valor, isso é inegável. Especialmente porque está aliado à vivência no exterior que é uma experiência muito rica. Mas é importante lembrar que quem faz o curso é o aluno, a escola oferece conteúdo e infraestrutura de qualidade. Se você é dedicado e sério, pode fazer um bom curso superior e uma carreira excepcional aqui mesmo no Brasil.

3. Os cursos internacionais são mais exigentes

Não necessariamente. Isso vai depender de onde você vai estudar. As escolas ranqueadas entre as top 25 são um caso a parte. A grande diferença lá fora reside na dedicação integral e exclusiva do aluno ao curso. Especialmente na pós-graduação onde se passa 100% do tempo estudando, escrevendo e desenvolvendo projetos acadêmicos.

4. Passar um tempo fora do Brasil vai resolver meus problemas

Não necessariamente. Viajar vai arejar a sua cabeça, mas não vai te afastar dos problemas que sempre te acompanham na bagagem. E, dependendo do problema que você está vivendo, a distância pode aumentar as aflições.

5. Com essa crise, agora é que eu não vou conseguir estudar fora nunca

E porque não? Há uma quantidade generosa de oportunidades a serem exploradas fora do Brasil. Algumas com um custo menor do que se você ficasse aqui. Mas tem que ter vontade, tenacidade, organização pessoal e um desejo de empreender para você. Procurar incansavelmente o que está buscando, até encontrar.

6. Bolsa? Nunca vou conseguir!

Quem corre atrás consegue. Esse é o meu relato e o de várias pessoas que hoje estão estudando no exterior com bolsas integrais. Não cai do céu. Tem que correr atrás, explorar todas as oportunidades, entender os editais a fundo e cumprir com as exigências que são feitas.

7. Eu nunca vou me adaptar à vida lá fora

Se você entender que cada país tem sua própria cultura e regras que, em geral, são muito diferentes de tudo com que estamos acostumados, não terá nenhum problema. É uma questão de ajuste e de abertura para o novo. Pode até ser mais divertido do que você imagina.

E se depois disso tudo você ainda acha que a experiência internacional não vai dar certo, está enganado. Os brasileiros que estudam fora são muito bem sucedidos, excelentes alunos e de um modo geral bastante bem-vindos. Afinal, a gente vem de uma cultura calorosa e amigável, com um forte sentido de sobrevivência à adversidade e bastante jogo de cintura!

Este texto foi originalmente publicado no Blog da Tissen

_____________________________________________________________________

Sobre a autora – Andrea Tissenbaum é formada em História e Psicologia pela PUC-RJ. Concluiu o mestrado e o doutorado na California School of Professional Psychology, nos EUA. Já coordenou a área de Relações Internacionais do Insper, em São Paulo, e viajou o mundo para conhecer e fazer parcerias com instituições de ensino internacionais. Como consultora, orienta jovens e adultos que buscam oportunidades para estudar fora do Brasil. Contato: [email protected].

Leia também:
12 dicas para você estudar fora em tempos de crise econômica
6 passos para tirar do papel o sonho de estudar fora em 2016
Da escola pública no interior de São Paulo ao MIT

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Lecticia Maggi
Lecticia Maggi
Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero e pós-graduada em Gestão de Negócios pelo Senac-SP. Foi editora do Estudar Fora entre 2014 e 2016. Atualmente, é coordenadora de comunicação no Iede (Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional), que tem como um de seus objetivos ajudar a qualificar o debate educacional no país.

Artigos relacionados