InícioColunistasSaiba como é estudar em uma universidade católica

Saiba como é estudar em uma universidade católica

Lecticia Maggi - 03/02/2015
Comentários:

A Universidade de Notre Dame, onde estudo, é conhecida por ser uma das maiores universidades católicas do mundo e estar dentre as melhores instituições de ensino superior dos EUA. Muitos me perguntam: “Mas, afinal, quais são as vantagens e as desvantagens de estudar em uma universidade católica?”. Vamos às respostas:

Os dormitórios são exclusivamente femininos ou masculinos, e uma pessoa do sexo oposto não pode ficar no seu dormitório após às 2h da manhã

É normal cruzarmos com alguns casamentos, padres e freiras pelo campus, embora eu os veja muito menos do que pensei que veria. Além disso, todo dormitório tem uma capela onde é celebrada uma missa uma vez por semana. Alguns dormitórios também têm um padre como reitor. No meu, tenho uma reitora que se formou em teologia. Também é normal encontrar algum símbolo religioso nas salas e auditórios da universidade.

Meu 1º mês em Notre Dame: orientações, passeios e voluntariado

A universidade tem como pilares os princípios católicos. Por isso, existe um certo controle sobre a relação entre sexos: os dormitórios são exclusivamente femininos ou masculinos, e uma pessoa do sexo oposto não pode ficar no seu dormitório após às 2h da manhã. Além disso, contraceptivos e preservativos não são distribuídos como nas outras universidades e grupos contra o aborto recebem apoio institucional. Estes, na minha opinião, são alguns dos pontos negativos, já que as regras são guiadas por fundamentos que não são compartilhados por todos os alunos.

No entanto, as vantagens definitivamente se sobressaem às desvantagens. A filosofia de Notre Dame apoia-se nos princípios de tolerância, integração e educação. Muitos pensam que, por ser uma universidade católica, não há pessoas de outras religiões, homossexuais, ateus ou qualquer outro grupo que questione a Igreja. Contudo, existem sim diversos clubes LGBT, progressistas, feministas, muçulmanos, dentre outros aqui.

As vantagens definitivamente se sobressaem às desvantagens. A filosofia de Notre Dame apoia-se nos princípios de tolerância, integração e educação

Praticar a sua fé, seja ela qual for, é completamente natural. Existem locais específicos para todas as religiões dentro do campus, como um pequeno templo budista.

A comunidade de Notre Dame é extremamente acolhedora. Eu, quando apliquei para estudar aqui, não sabia muito sobre o perfil católico da universidade e fiquei bastante receosa quando soube; mas quando vim visitar a escola antes das aulas começarem me senti muito acolhida por todos. Existe uma certa “áurea” no campus que faz com que as pessoas sejam bastante unidas. Muitos atribuem essa característica ao fato da universidade ter uma religião e princípios bem definidos.

Outra vantagem é ter, dentro do campus, lugares reservados para refletir. O mais famoso é a gruta, construída como réplica da gruta francesa em que Nossa Senhora de Lourdes foi vista segundo alguns fiéis. A gruta é um lugar onde a comunidade de Notre Dame vai para buscar paz, independentemente da fé de cada um.

É normal ver alunos indo lá quando precisam de um pequeno intervalo para absorver tudo que está acontecendo com eles. Além de ser um lugar com uma energia única, a gruta se encontra em frente a um dos lagos da universidade, o que torna a experiência de estar lá ainda mais significante. Outro fator que definitivamente está a favor de Notre Dame é o campus, que é muito bonito.

Basicamente, estudar em uma universidade católica tem sido uma experiência extremamente positiva para mim, apesar de eu não me identificar muito com a religião em si. A universidade e a comunidade me acolheram o tempo todo em que tenho estado aqui e, sem dúvida, me sinto muito privilegiada de poder estudar numa instituição acadêmica excepcional!

_____________________________________________________________________

Daniela felippeDaniela Felippe já se envolveu com a ONG Teto e o Projeto Aprender, que estão alinhados à sua vontade de lutar contra a pobreza extrema e pelo acesso à educação de qualidade para todos. Em 2014, foi aprovada no curso de Administração Pública da Fundação Getúlio Vargas (FGV), mas optou por estudar na Universidade de Notre Dame, onde espera obter uma dupla graduação em Ciências Políticas e Finanças. Sonha em trabalhar em prol dos mais marginalizados.

Leia também:
Como escolher a faculdade certa
Entenda o processo de seleção para universidades no exterior
Guia de primeiros passos para Estudar Fora

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Lecticia Maggi
Lecticia Maggi
Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero e pós-graduada em Gestão de Negócios pelo Senac-SP. Foi editora do Estudar Fora entre 2014 e 2016. Atualmente, é coordenadora de comunicação no Iede (Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional), que tem como um de seus objetivos ajudar a qualificar o debate educacional no país.

Artigos relacionados