InícioGraduaçãoSaiba como conquistar uma boa nota na seção de listening do IELTS

Saiba como conquistar uma boa nota na seção de listening do IELTS

Lecticia Maggi - 02/11/2015
Comentários:

O International English Language Testing System (IELTS) é o exame de proficiência em inglês mais popular no mundo. É aplicado em 140 países e aceito por mais de 9.000 organizações, incluindo universidades, instituições governamentais e agências de emprego.

O exame avalia as habilidades dos candidatos em quatro áreas: listening, reading, writing e speaking, e sua nota vai de 0 a 9. Neste texto, você vai entender o que é preciso para conquistar uma boa nota na seção de listening. A etapa é dividida em 4 áudios, que variam entre diálogos e monólogos e abordam temas do dia-a-dia e do ambiente acadêmico. “Diferentemente do TOEFL, que apresenta assuntos específicos e exige conhecimentos avançados, como sobre química ou biológica, o listening do IELTS inclui temas mais corriqueiros e abrangentes”, diz Ana Virginia Kesselring, professora de idiomas e especialista na preparação de candidatos para testes internacionais.

A seção de listening dura 40 minutos: 30 minutos para que o aluno ouça as gravações e 10 minutos para que passe as respostas a limpo. Ao todo, essa etapa tem 40 questões que valem um ponto cada.

Divisão da seção de listening

Seção 1  – Você ouvirá uma conversa entre duas pessoas em um contexto do dia-a-dia, como em uma agência de acomodação estudantil, por exemplo.

Trecho de um exemplo:

A: Good morning Packham’s Shipping Agents. Can I help you?
B: Oh yes, I’m ringing to make enquiries about sending a large box, a container, back home to Kenya from the UK.

Seção 2 – O áudio será um monólogo sobre algum tema do dia-a-dia, como uma palestra sobre o que determinada cidade oferece ao turista.

Trecho de um exemplo:

Good evening, and welcome to the British Council. My name is John Parker and I’ve been asked to talk to you briefly about certain aspects of life in the UK before you actually go there. So I’m going to talk first about the best ways of making social contacts here.

Seção 3 – Você ouvirá uma conversa entre até 4 pessoas em um contexto educativo ou profissional, como um diálogo entre um professor e um estudante ou uma conversa entre um grupo de alunos sobre um projeto.

Trecho de um exemplo:

A: The other thing I wanted to ask you was, did you find it hard, studying with the Open University?

B: Well it took me a while to get used to it. I found I needed to maintain a high level of motivation, because it’s so different from school. There’s no-one saying, ‘Why haven’t you written your assignment yet?’ and that sort of thing. 

Seção 4 – Você ouvirá um monólogo sobre algum tema acadêmico, como uma aula em uma universidade, por exemplo.

Exemplo de trecho:

Today, I’m going to be talking about time. Specifically I’ll be looking at how people think about time, and how these time perspectives structure our lives. According to social psychologists, there are six ways of thinking about time, which are called personal time zones. 

Exemplos retirados dos sites do IELTS e do British Council.

Os tipos de questão

Há diferentes tipos de questão nessa etapa do IELTS. Algumas avaliam se o aluno entendeu a ideia geral do que está sendo falado enquanto outras pedem informações ou palavras específicas. Elas podem aparecer da seguinte forma:

1. Múltipla escolha;
2. Completar informações em um formulário;
3. Completar palavras em uma frase;
4. Respostas curtas, com limite no número de palavras;
5. Combinar duas informações correspondentes;
Completar informações presentes em um gráfico ou diagrama.

Como conquistar uma boa nota nessa etapa?

1. Escreva as suas respostas a lápis conforme escuta às gravações e utilize os 10 minutos finais para passar as respostas a limpo.
2. Preste atenção na introdução de cada áudio, pois ela fornece informações importantes, como quem são os interlocutores, em que contexto estão ou sobre o que vão conversar.
3. Leia com cuidado o enunciado das perguntas. Algumas questões, por exemplo, limitam a quantidade de palavras que devem estar presentes na resposta. Não exceda esse limite.
4. Não entre em pânico caso tenha perdido alguma resposta. Continue atento ao áudio e às perguntas seguintes.

Lembre-se:

1. Você só ouvirá cada gravação uma única vez.
2. Haverá tempo para ler o enunciado antes das gravações.

Baixe aqui um guia online e gratuito sobre o IELTS
Baixe aqui um guia online e gratuito sobre o TOEFL

Leia também:
TOEFL ou IELTS?

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Lecticia Maggi
Lecticia Maggi
Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero e pós-graduada em Gestão de Negócios pelo Senac-SP. Foi editora do Estudar Fora entre 2014 e 2016. Atualmente, é coordenadora de comunicação no Iede (Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional), que tem como um de seus objetivos ajudar a qualificar o debate educacional no país.

Artigos relacionados