InícioHistórias de SucessoCapítulo II: Renan conta como foi aceito por 9 universidade americanas

Capítulo II: Renan conta como foi aceito por 9 universidade americanas

Nathalia Bustamante - 02/06/2016
Comentários:

Por Nathalia Bustamante

“A vantagem do SAT é que ele está longe de ser tudo no application”, explica Renan Ferreirinha. Para ele, que se garantia nas ciências exatas mas tinha dificuldades com o inglês, este processo é mais justo ao identificar habilidades dos candidatos do que as provas de vestibular do Brasil.

Isto porque além do SAT ou do SAT (provas padronizadas que avaliam conhecimentos gerais), o processo de candidatura às universidades americanas também inclui uma série de redações sobre as experiências pessoais do candidato. “Eu fiz [redações] específicas para cada universidade (…). Fiz tudo baseado nas experiências que tive na minha vida, pensando que essa experiência faz sentido contar para esta universidade”, explica Renan.

Nos vídeos abaixo, ele conta como escolheu o tema destas redações, como organizou uma rotina de estudos e explica as principais diferenças entre o ENEM e o SAT. Não deixe de assistir também o primeiro capítulo da série, em que Renan conta por que decidiu estudar no exterior e fala sobre o seu envolvimento, desde o ensino médio, com a educação.

Nos próximos capítulos, lançados sempre às quintas-feiras, Renan vai contar detalhes sobre como é estudar em Harvard e por que ele escolheu trancar a universidade para tocar, no Brasil, o projeto Mapa Educação.

 

Como foi a sua preparação para o application?

Você tinha uma rotina de estudos?

Qual foi a sua maior dificuldade com o processo? Como você superou?

Como escolher os temas das redações (essays)?

Qual a diferença entre o SAT/ACT e o ENEM?


Leia também:
Leia a redação de mineiro disputado por Harvard e outras 6 universidades americanas
SAT: dicas de preparação de quem foi aceito nas melhores universidades
“Se você não foi bem no 1º SAT, não tenha vergonha de tentar de novo”

 

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Nathalia Bustamante
Nathalia Bustamante
Nathalia Bustamante é jornalista formada pela UFJF. Foi editora do Estudar Fora entre 2016 e 2018 e hoje é coordenadora de Conteúdo Educacional na Fundação Estudar.

Artigos relacionados