InícioGraduaçãoRanking revela opinião de acadêmicos sobre universidades

Ranking revela opinião de acadêmicos sobre universidades

Lecticia Maggi - 17/03/2015
Comentários:

Os Estados Unidos concentram 43 das 100 universidades com melhor reputação acadêmica do mundo. Os dados são do World Reputation Rankings 2015, recém-lançado pela publicação britânica Times Higher Education (THE).
A Universidade de São Paulo (USP) é única brasileira na lista e figura entre o 51º e o 60º lugar (a partir da 50ª posição, as instituições são agrupadas em faixas de 10).

O estudo foi feito com base em uma pesquisa conduzida entre novembro de 2014 e janeiro deste ano com 9.794 acadêmicos de 142 países. As notas foram dadas com base no número de vezes que a universidades era citada como referência pelos pesquisadores em um determinado campo, como engenharia, artes, ciências médicas, etc. Veja a seguir as 10 primeiras colocadas:

1º Harvard University
2º University of Cambridge
3º University of Oxford
4º Massachusetts Institute of Technology (MIT)
5º Stanford University
6º University of California, Berkeley
7º Princeton University
8º Yale University
9º California Institute of Technology (Caltech)
10º Columbia University

Das 10 universidades listadas acima, apenas Cambrigde e Oxford são inglesas; as demais são norte-americanas. Veja aqui o estudo completo

Leia também:
Pesquisa: fazer a graduação nos EUA pode dar retorno de US$ 1 milhão
Inscreva-se no Prep Scholars: programa gratuito de preparação para graduação fora
Entenda o processo de seleção para universidades no exterior

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Lecticia Maggi
Lecticia Maggi
Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero e pós-graduada em Gestão de Negócios pelo Senac-SP. Foi editora do Estudar Fora entre 2014 e 2016. Atualmente, é coordenadora de comunicação no Iede (Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional), que tem como um de seus objetivos ajudar a qualificar o debate educacional no país.

Artigos relacionados