InícioGraduaçãoRanking QS 2015 avalia as melhores universidades por curso

Ranking QS 2015 avalia as melhores universidades por curso

Lecticia Maggi - 30/04/2015
Comentários:

O grupo QS Quacquarelli Symonds divulgou nesta semana o World University Rankings by Subject, um estudo que avalia a qualidade de 36 cursos oferecidos por universidades de todo o mundo. O resultado não surpreende: as universidades norte-americanas, mais uma vez, dominam o topo das listas, respondendo por 37% dos ‘top 50’ de cada curso.

Harvard e MIT (Massachusetts Institute of Technology) são disparadas as instituições de maior sucesso: dos 36 cursos analisados, 21 têm uma das duas universidades na primeira posição. Elas são consideradas as melhores do mundo em áreas como Engenharia, Ciências Biológicas, Contabilidade e Finanças, Economia e Direito.

Destaque também para o Reino Unido, que tem sete universidades na primeira colocação. A Universidade de Cambridge, por exemplo, está ranqueada entre as 10 melhores em 31 cursos, e a Universidade Oxford em 29.

Universidades brasileiras também aparecem no ranking. Em oito cursos, a USP está entre as 50 melhores. A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) ficou entre as 100 melhores em 16 áreas. Outras instituições que também estão no levantamento são a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade Estadual Paulista (Unesp), as federais do Rio Grande do Sul (UFRGS), de Minas Gerais (UFMG) e de São Paulo (Unifesp), e a Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). O estudo avaliou 894 universidades de 60 países. Acesse o ranking completo.

Leia também:
As 10 melhores universidades do mundo
Conheça as 8 universidades que formam a Ivy League

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Lecticia Maggi
Lecticia Maggi
Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero e pós-graduada em Gestão de Negócios pelo Senac-SP. Foi editora do Estudar Fora entre 2014 e 2016. Atualmente, é coordenadora de comunicação no Iede (Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional), que tem como um de seus objetivos ajudar a qualificar o debate educacional no país.

Artigos relacionados