InícioGraduaçãoRanking da QS revela as melhores universidades do mundo em 2014

Ranking da QS revela as melhores universidades do mundo em 2014

Lecticia Maggi - 18/09/2014
Comentários:

O MIT (Massachusetts Institute of Technology) foi eleito, pelo segundo ano consecutivo, a melhor universidade do mundo pelo ranking QS World Universities. O segundo lugar foi dividido pela Universidade de Cambridge e pelo Imperial Collegeof London, ambos no Reino Unido. A Universidade Harvard caiu da segunda posição em 2013, para o quarto lugar em 2014, e a Universidade de Oxford ocupa a quinta posição.

No total, os Estados Unidos são responsáveis por 28 dos 100 melhores lugares e o Reino Unido, 19. As 200 melhores universidades do mundo estão espalhadas em 31 países, inclusive o Brasil. A USP (Universidade de São Paulo)  ocupa o 132o lugar no ranking.

Mas, o que vem chamando atenção da comunidade acadêmica é que as melhores universidades do mundo são, também, grandes institutos tecnológicos. Das vintes melhores classificadas, um quarto delas são instituições de excelência no ensino e pesquisa em ciência e tecnologia.

Além do MIT e da Caltech – que ficou em 8o lugar no ranking, subindo duas posições em relação a 2013 – outras universidades ganharam destaque. O ETH Zurich manteve-se no 12o  posição, mas o Imperial College of London deu um salto enorme: saiu do 5o lugar, em 2013, e foi parar na segunda posição em 2014. Outros institutos tecnológicos que ganharam terreno são a francesa Ecole Polytechnique Paris Tech (subindo seis posições, para 35ª), Nanyang Technological University, em Cingapura (subindo duas posições, para 39ª) e KAIST da Coréia do Sul (subindo nove posições para chegar a 51ª). Clique aqui e veja a publicação completa

O QS utiliza seis indicadores de desempenho com pesos distintos para avaliar e comparar as melhores universidades do mundo. A análise inclui dados como reputação acadêmica, média do número de professores por alunos, internacionalização do corpo docente e discente, cargos ocupados por ex-alunos no mercado de trabalho e produção científica das universidades.

Leia também:
Entenda o processo de seleção para universidades do exterior
Saiba como escolher sua universidade no exterior
Entenda os rankings universitários internacionais

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Lecticia Maggi
Lecticia Maggi
Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero e pós-graduada em Gestão de Negócios pelo Senac-SP. Foi editora do Estudar Fora entre 2014 e 2016. Atualmente, é coordenadora de comunicação no Iede (Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional), que tem como um de seus objetivos ajudar a qualificar o debate educacional no país.

Artigos relacionados