Um projeto: Fundação Estudar

Graduação

O que você precisa saber para cursar uma graduação fora do Brasil

18.09.14

Ranking da QS revela as melhores universidades do mundo em 2014

Ranking da QS revela as melhores universidades do mundo em 2014

MIT se mantém em primeiro lugar; universidades do Reino Unido dividem a segunda posição. Destaque para centros de excelência em ciência e tecnologia

O MIT (Massachusetts Institute of Technology) foi eleito, pelo segundo ano consecutivo, a melhor universidade do mundo pelo ranking QS World Universities. O segundo lugar foi dividido pela Universidade de Cambridge e pelo Imperial Collegeof London, ambos no Reino Unido. A Universidade Harvard caiu da segunda posição em 2013, para o quarto lugar em 2014, e a Universidade de Oxford ocupa a quinta posição.

No total, os Estados Unidos são responsáveis por 28 dos 100 melhores lugares e o Reino Unido, 19. As 200 melhores universidades do mundo estão espalhadas em 31 países, inclusive o Brasil. A USP (Universidade de São Paulo)  ocupa o 132o lugar no ranking.

Mas, o que vem chamando atenção da comunidade acadêmica é que as melhores universidades do mundo são, também, grandes institutos tecnológicos. Das vintes melhores classificadas, um quarto delas são instituições de excelência no ensino e pesquisa em ciência e tecnologia.

Além do MIT e da Caltech – que ficou em 8o lugar no ranking, subindo duas posições em relação a 2013 – outras universidades ganharam destaque. O ETH Zurich manteve-se no 12o  posição, mas o Imperial College of London deu um salto enorme: saiu do 5o lugar, em 2013, e foi parar na segunda posição em 2014. Outros institutos tecnológicos que ganharam terreno são a francesa Ecole Polytechnique Paris Tech (subindo seis posições, para 35ª), Nanyang Technological University, em Cingapura (subindo duas posições, para 39ª) e KAIST da Coréia do Sul (subindo nove posições para chegar a 51ª). Clique aqui e veja a publicação completa

O QS utiliza seis indicadores de desempenho com pesos distintos para avaliar e comparar as melhores universidades do mundo. A análise inclui dados como reputação acadêmica, média do número de professores por alunos, internacionalização do corpo docente e discente, cargos ocupados por ex-alunos no mercado de trabalho e produção científica das universidades.

Leia também:
Entenda o processo de seleção para universidades do exterior
Saiba como escolher sua universidade no exterior
Entenda os rankings universitários internacionais

Conecte-se ao Estudar Fora

http://promo.estudarfora.org.br/07de78d376d72cb1d7d3

Leia Mais

estudar na Asia
tudo sobre o GMAT
estudar idiomas
estudar para empreender