InícioColunistasPor que tanta gente vai fazer MBA com a intenção de mudar...

Por que tanta gente vai fazer MBA com a intenção de mudar de carreira?

TOP MBA - 23/09/2016
Comentários:

Por Francine Zucco e Daiana Stolf

Frustração, retorno financeiro, escolhas equivocadas, estagnação, busca por propósito e impacto. Vários são os motivos de quem busca uma transição de carreira e, em tempos de crise, estas mudanças que estavam latentes podem, finalmente, encontrar uma oportunidade para acontecerem. Não está satisfeito com o rumo profissional tomado? Nunca é tarde para correr atrás do que realmente faz sentido para você.

Acima de tudo, é essencial entender que a mudança de carreira é um processo. É imprescindível ter uma visão clara dos novos objetivos e futuro profissionais e estabelecer ações para alcançá-los. Independente do seu motivo para mudar a trajetória de carreira, um MBA no exterior pode lhe ajudar a chegar lá.

De fato, aproximadamente 50% dos alunos de MBA das top schools afirmam interesse em mudar de carreira. Ao ajudar a identificar e desenvolver suas habilidades, definir objetivos profissionais, criar uma rede de contatos e conectar com empresas, um programa de MBA certamente proporcionará uma experiência enriquecedora e transformadora. Veja alguns elementos que julgamos essenciais nessa experiência para a transição de carreira.

Expertise

Em programas de MBA no exterior, o seu full-time job será dedicar-se aos estudos e ao seu desenvolvimento profissional e pessoal. São um ou dois anos imersos em um contexto desafiador em que você poderá refletir sobre sua visão de carreira enquanto desenvolve suas competências e experimenta outras áreas. Esta oportunidade única permite que você adquira um conhecimento geral em negócios e, ao identificar o caminho que quer seguir, desenvolva expertise. As escolas oferecem cursos eletivos em assuntos diversos e você pode optar por seguir um track específico. Quer mudar para o atrativo setor de private equity? Busque cursos em finanças e que desenvolva suas habilidades analíticas, participe de clubes profissionais e de eventos, converse com professores da área. São várias as alternativas para construir o know-how.

Esta é uma excelente oportunidade para experimentar um novo setor ou função e ganhar experiência sem riscos.

Experiência profissional

Apenas conhecimento não será o suficiente para uma transição de sucesso. Aproveite o programa de MBA para adquirir experiência profissional por meio de competições de casos, aprendizagem experiencial, projetos em parceria com empresas e estágio (summer internship). Nos programas com duração de dois anos, os alunos podem realizar um estágio de verão entre o primeiro e o segundo ano. Esta é uma excelente oportunidade para experimentar um novo setor ou função e ganhar experiência sem riscos. Estruture sua visão de carreira e aproveite este momento para começar a traçá-la.

Desenvolvimento pessoal

Ao fazer parte de um ambiente multicultural, cercado de gente qualificada e que requer trabalho duro, o desenvolvimento pessoal é extremamente tangível. Para uma trajetória de sucesso, os soft skills são tão importantes quanto as habilidades técnicas e um programa de MBA no exterior certamente lhe ajudará a desenvolvê-los. Resiliência, confiança, habilidades interpessoais, trabalho em equipe, inteligência emocional e liderança são alguns deles.

Suporte e networking

As escolas oferecem uma excelente estrutura de suporte que certamente auxiliará no processo de transição de carreira. Regularmente, ocorrem eventos e feiras de carreira no campus onde empresas buscam ativamente por alunos de MBA. Todas as escolas contam também com um escritório de carreiras (Career Services) que fornece coaching, revisão de currículo, auxílio na estratégia para posicionamento no summer e após o programa e conexão com empresas.

Vale também ressaltar a importância de uma sólida e extensa rede de contatos. Seguramente, o nome da escola e o alumni network são um dos grandes benefícios de um MBA no exterior. O acesso a professores renomados e a colegas que ocuparão cargos de liderança nos mais diferentes setores e lugares do mundo abre oportunidades profissionais que não seriam possíveis sem este network.

São várias as razões para mudar de carreira e para encarar o desafio enriquecedor de um MBA no exterior. Não adie seus sonhos por insegurança. Saia da zona de conforto e corra atrás do que realmente está de acordo com o seu propósito de vida e profissional. Embora difíceis, mudanças podem abrir o caminho para uma trajetória inspiradora.

 
Sobre os Autores

Francine Zucco é bioquímica com mestrado Erasmus Mundus em Inovação, mas verdadeiramente entusiasta da área de educação. Após morar e estudar no Canadá, França, Irlanda e Itália, descobriu a sua paixão por viajar, conhecer diferentes culturas e por auxiliar estudantes a buscarem experiências transformadoras no exterior. Ela mantém estas paixões nutridas na TopMBA, onde atua como coach.

Daiana Stolf é cientista por formação e escritora e coach por paixão. De mestre pela Universidade de Toronto (Canadá) a aluna de Gestão Estratégica na Universidade de Harvard (EUA), passando por cientista-doutoranda da EPFL (Suíça), em 2011 descobriu o prazer de guiar brasileiros curiosos e determinados a expandir seus horizontes através de cursos de pós-graduação nas melhores universidades do mundo. Ela é co-fundadora da TopMBA Coaching.

 

Leia também:
Seis histórias inspiradoras sobre mudança de carreira
O impacto de estudar fora para uma carreira internacional
“Aos 32 anos, vou fazer MBA no exterior para mudar de carreira”

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

TOP MBA
TOP MBA
Escreva uma minibiografia para constar no seu perfil. Essas informações poderão ser vistas por todos.

Artigos relacionados