InícioGraduaçãoQuer estudar na França? Veja o passo a passo para realizar esse...

Quer estudar na França? Veja o passo a passo para realizar esse sonho!

Lecticia Maggi - 24/07/2015
Comentários:

Você quer estudar na França, mas não sabe onde começar a buscar informações? No Campus France Brasil, a agência oficial para promoção do ensino superior francês, acolhimento e mobilidade internacional, você encontra a orientação necessária.

Depois das primeiras pesquisas, o processo pode parecer complicado. Mas não tenha medo: siga nosso passo a passo e, quando você menos esperar, será hora de fazer as malas!

1º. Escolha o curso que quer fazer

O Campus France Brasil tem um site onde você encontra catálogos de cursos  e bolsas de estudo . É possível fazer pesquisas por nível de estudo (graduação, pós-graduação e doutorado) e área de interesse.

O catálogo de cursos, atualizado pela equipe do Campus France Paris, tem versões em francês e inglês. Lá, você encontra informações sobre os critérios para admissão dos alunos, as pesquisas realizadas em cada unidade, os financiamentos disponíveis e como entrar em contato com as instituições.

2º. Prepare sua candidatura

O segundo passo é entrar nos sites das universidades e escolas de interesse para buscar informações complementares e, inclusive, para confirmar o início do ano letivo ou do curso escolhido. É importante lembrar que os prazos para candidatura e matrícula variam de acordo com o nível de estudo e as instituições francesas.

As universidades e escolas possuem departamentos de Relações Internacionais que orientam os estrangeiros interessados em intercâmbios. Você pode procurá-los se tiver dúvidas.

3º. Caso necessário, faça um dos testes oficiais em francês

Para fazer a inscrição em uma universidade francesa, normalmente é necessário apresentar a comprovação do acesso a um curso superior realizado no Brasil ou seu último diploma. Além disso, também é preciso falar francês. As instituições de ensino superior costumam exigir nível B2 – que equivale ao intermediário, quase avançado – em exames de proficiência.

Nas unidades da Aliança Francesa, é possível fazer cursos de francês e os testes oficiais exigidos pelas universidades. Os diplomas oficiais de proficiência são: TCF (Test de Connaissance du français), DELF (Diplôme d’Etudes en Langue Française) ou DALF (Diplôme Approfondi de Langue Française).

4º. Inscreva-se no Campus France

Depois que você escolheu seu curso e já providenciou o diploma de proficiência, é hora de começar a sua candidatura pelo site do Campus France Brasil. A maioria das universidades francesas é ligada à plataforma. Ou seja: você monta o “dossiê” e manda os documentos e cartas de motivação por meio do site. Os responsáveis pela seleção dos candidatos vão acessar os seus documentos e enviar a resposta.

Há um guia de orientação para quem está fazendo a inscrição on-line. Se por acaso o estudante precisar de mais informações, a equipe Campus France Brasil pode atendê-lo e tirar as dúvidas. Cada candidato tem uma caixa de mensagens personalizada para entrar em contato com a equipe.

5º. Solicite seu visto de estudante

Para realizar um curso de mais de 90 dias na França, é necessário ter um visto de estudante, que autoriza o aluno a trabalhar até 87,5 horas por mês, o que equivale a pouco mais de 21 horas por semana.

Depois de ser aceito pela universidade, é necessário procurar o Consulado francês de sua região. Os processos para obtenção de bolsa de estudos devem ser feitos de maneira separada. Os interessados encontram as informações nos sites do Campus France Brasil e das próprias escolas.

Em São Paulo, o Campus France Brasil também recebe, pessoalmente, os estudantes que planejam estudar na França. O escritório fica na Alameda Jaú, 1208, nos Jardins. O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 13h às 17h.

Este texto é assinado pelo Campus France Brasil, a agência governamental responsável pela orientação e promoção do ensino superior na França.

Leia também:
40 dados e curiosidades sobre a França
Passo a passo para encontrar cursos de graça na França
Especial: bolsas de estudos no exterior

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Lecticia Maggi
Lecticia Maggi
Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero e pós-graduada em Gestão de Negócios pelo Senac-SP. Foi editora do Estudar Fora entre 2014 e 2016. Atualmente, é coordenadora de comunicação no Iede (Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional), que tem como um de seus objetivos ajudar a qualificar o debate educacional no país.

Artigos relacionados