//username of moderater
Fundação Estudar
InícioGraduaçãoQuanto custa se candidatar a uma universidade no exterior?

Quanto custa se candidatar a uma universidade no exterior?

Giana Andonini - 03/07/2013
Comentários:

Além das preocupações com exames, essays, entrevistas, quem está se candidatando a uma universidade no exterior precisa se preocupar também com os custos da application. O que compõe esses custos são o pagamento das taxas para realizar as provas padronizadas, as taxas cobradas pelas universidades, além de custos com traduções de documentos. 

No total, os gastos do processo seletivo nos Estados Unidos, por exemplo, podem chegar a R$ 4 mil.  Uma dica para reduzir alguns desses valores é ter um bom planejamento. “Uma estratégia é o aluno conversar com os pais com antecedência e se programar, economizando por alguns meses, para conseguir pagar as taxas com mais tranquilidade”, orienta a coordenadora do Prep Program, Laila Parada-Worby.

Além do planejamento pessoal, o candidato tem a opção de procurar programas de apoio aqui no Brasil que financiam o processo de candidatura, ou ainda podem recorrer a uma isenção da taxa, chamada de free waiver. Entenda mais:

Free waiver: Algumas universidades americanas possuem a isenção da taxa de inscrição (free waiver) para candidatos com necessidades financeiras. Segundo Laila, as políticas podem variar de instituição para instituição. “Não é comum as universidades estenderem esse processo aos candidatos internacionais, mas existe sim essa possibilidade. A universidade de Georgetown, por exemplo, é uma das instituições que garante este benefício aos alunos que necessitam”, explica.

Programas de apoio: No Brasil, existem programas que, além de apoiar os alunos com orientação e preparação sobre o processo de admissão, financiam os custos de toda o application para brasileiros que tem necessidade financeira. Os programas Opportunity Grants, do Education USA e Prep Program, da Fundação Estudar são exemplos.

Quer fazer as contas e saber quanto vai gastar em sua application? Veja o quadro abaixo e confira os custos médios para se candidatar a uma universidade no exterior:

Quadros (2)

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Giana Andonini
Giana Andonini
Giana Andonini foi a primeira editora do Estudar Fora, entre 2013 e 2015. Todas as publicações que você encontrar aqui são as que deram "corpo" ao site - explicando as principais etapas da candidatura para universidades fora.

Artigos relacionados