InícioPreparaçãoGuiasQual é a duração de um MBA?

Qual é a duração de um MBA?

Cecilia Araujo - 01/10/2013
Comentários:

Há bons cursos de MBA internacionais que duram um ou dois anos. O formato de um ano foi desenvolvido na Europa, a fim de atrair alunos mais experientes, acima de 29 anos – enquanto os cursos de dois anos têm como idade média 26 ou 27 anos.

Os cursos de dois anos tendem a ser mais rigorosos e detalhistas academicamente. Eles são ideais para quem tem menos experiência ou está fazendo uma transição de carreira e ainda precisa desenvolver habilidades em finanças e contabilidade – o que os profissionais 070-158 mais experientes em negócios já devem ter superado. Além de focar nos mais jovens, o MBA mais longo também favorece alunos que querem mudar de carreira, pois melhoram sua rede de contatos e possibilitam que eles façam estágios durante o curso em novas áreas de atuação de seu interesse.

Leia também: Tudo sobre o MBA internacional e seu impacto na carreira

Carga horária
Existem dois tipos de MBA que diferem em carga horária: “full-time” (tempo integral) e “part-time” (meio período). Para fazer sua escolha, vários fatores devem ser levados em conta. Obviamente, o MBA “full-time” oferece uma experiência mais completa, inclusive a oportunidade de conhecer melhor pessoas interessantes e ampliar sua rede de contatos mundial. Porém, o formato 1Z0-043 exige que você se afaste do mercado de trabalho e mergulhe totalmente na vida escolar.

Já o MBA “part-time” permite que você continue trabalhando enquanto estuda – o que pode ajudar até a pagar o próprio curso (é sempre importante saber se você irá conseguir um visto de trabalho no país). Porém, a opção limita suas oportunidades de socialização, que poderiam ser importantes profissionalmente. Dentre os cursos de meio período, há também o MBA executivo, feito exclusivamente para profissionais com muitos anos de experiência e que já ocupam altos cargos de gerência – o objetivo é apenas aprimorar habilidades de liderança.

Leia também: Pós-graduação lato sensu e strictu sensu: qual é a diferença? 

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Cecilia Araujo
Cecilia Araujo
Cecília Araújo é jornalista formada pela UFMG. Na Fundação Estudar, foi Coordenadora de Comunicação e Conteúdo, Gerente de Comunicação e Marketing e Co-Diretora. Atualmente, está à frente do projeto Pessoas pela Chapada, que retrata histórias de moradores da Chapada Diamantina.

Artigos relacionados