InícioGraduaçãoDiretor da USC: 'Procuramos alunos que consigam explicar seus sonhos'

Diretor da USC: ‘Procuramos alunos que consigam explicar seus sonhos’

Lecticia Maggi - 08/09/2015
Comentários:

Por Lecticia Maggi

Fundada em 1880, a Universidade do Sul da Califórnia é uma das principais universidades privadas dos Estados Unidos. No ranking 2015 da publicação britânica Times Higher Education (THE) está classificada entre as 100 melhores do mundo.

A redação (essay) é uma das partes mais importantes do processo, e a utilizamos para saber como o candidato constrói sua educação e como ela o conecta com o mundo e seus sonhos

A universidade possui cerca de 43 mil alunos, sendo que 23% são estrangeiros – isso faz com encabece pelo 12º ano consecutivo a lista das instituições com mais alunos internacionais. Além da excelência acadêmica, o fato de estar localizada na agitada cidade de Los Angeles, na Califórnia, ajuda a manter esses números.

A ideia da universidade é aumentar ainda mais o número de estrangeiros em seu campus. E o Brasil é um dos países foco, segundo afirmou Scott Franey, diretor de Relações Externas da Marshall School of Business, a Escola de Negócios da USC, em entrevista ao Estudar Fora. “O Brasil é um país muito importante globalmente, dinâmico, em crescimento, e queremos mais brasileiros na nossa escola. A presença de alunos internacionais faz do nosso campus um local culturalmente rico e único”, diz.

Ingressar na USC, no entanto, não é tarefa simples. Dos 51.920 que pleitearam uma vaga para graduação no ano passado, apenas 9.358 (18%) foram aceitos. O processo seletivo da instituição, a exemplo do adotado pela maioria das universidades norte-americanas, envolve uma série de etapas: teste de proficiência em inglês, provas (SAT e ACT no caso da graduação, e GMAT ou GRE para mestrados), análise de currículo escolar (e profissional para pós), envio de cartas de recomendação e de redações, além de realização de entrevista em inglês.

Comece cedo, seja único e siga seus sonhos. Não importa quais eles sejam, importa que você faça algo para alcançá-los

Engana-se quem acredita que ir muito bem em uma das partes do processo é suficiente para garantir a vaga. “Temos candidatos que tiraram notas ‘perfeitas’ no SAT e TOEFL e não foram aceitos”, diz Franey. Segundo ele, é preciso que o todo do candidato seja interessante e faça sentido. “Procuramos candidatos que consigam explicar seus sonhos para a gente. A redação (essay) é uma das partes mais importantes do processo, e a utilizamos para saber como o candidato constrói sua educação e como ela o conecta com o mundo e seus sonhos”, diz. Nas redações, ressalta Franey, é importante que os candidatos digam o que já estudaram, o que pretendem estudar na USC e como querem usar todo esse conhecimento para alcançar seus objetivos.

Cartas de recomendação – Outra parte muito importante do processo de seleção e com a qual os brasileiros têm pouca familiaridade são as cartas de recomendação. Franey dá a dica: “É preciso explicar para o professor ou profissional que irá escrever sua carta o quão importante ela é. A universidade está procurando pessoas únicas, e o recomendador pode fazer isso por você: apontar características ou habilidades suas que sejam únicas. Por exemplo: ‘Eu sou professor há 25 anos e esse é um dos melhores alunos que já tive porque…””, exemplifica. É importante que as cartas sejam específicas e intransferíveis.

Para quem está começando agora a se preparar para o processo de candidatura (application) e sonha em ingressar em uma universidade ‘top’, a orientação de Franey é “mexer-se”: “Faça coisas além de ir para a escola, vá dar aulas em áreas pobres, faça um curso de liderança, faça intercâmbio, se puder…. Comece cedo a se preparar, seja único e siga seus sonhos. Não importa quais eles sejam, importa que você faça algo para alcançá-los”, diz.

Conheça mais da USC no vídeo a seguir, em inglês:

*Foto: Universidade do Sul da Califórnia (USC) / Crédito: divulgação

Leia também:
Universidade do Sul da Califórnia cria cursos preparatórios para o mestrado
Guia gratuito para quem sonha com a graduação no exterior
Guia gratuito para pós-graduação no exterior

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Lecticia Maggi
Lecticia Maggi
Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero e pós-graduada em Gestão de Negócios pelo Senac-SP. Foi editora do Estudar Fora entre 2014 e 2016. Atualmente, é coordenadora de comunicação no Iede (Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional), que tem como um de seus objetivos ajudar a qualificar o debate educacional no país.

Artigos relacionados