InícioGraduaçãoPasso a passo para encontrar cursos de graça na Alemanha

Passo a passo para encontrar cursos de graça na Alemanha

Lecticia Maggi - 10/02/2015
Comentários:

Por Carolina Campos, do Estudar Fora

O Estudar Fora publicou, em novembro de 2014, a reportagem “Seis países em que é possível estudar de graça (ou quase)“. Centenas de pessoas pediram informações adicionais sobre tais países, especialmente a Alemanha. Para ajudar você que tem interesse em estudar fora, o portal elaborou um roteiro detalhado de como encontrar cursos gratuitos e ministrados em inglês na Alemanha. Veja:

O ponto de partida é pesquisar em sites específicos para este fim: os mais famosos e fáceis de navegar são o DAAD e o StudyinEurope.eu. Neles é possível filtrar a pesquisa por título pretendido (graduação, mestrado, doutorado, cursos rápidos etc.), área de interesse, língua do curso (inglês, alemão ou ambos), dentre outros itens.

Como fazer buscas no DAAD? Na página inicial do site DAAD clique em “Information for foreigns”. Depois, vá para “Courses of study in Germany” e opte por “All study programmes in Germany”. Você será direcionado à opção de busca avançada e poderá filtrar melhor a sua pesquisa.

Exemplo de como encontrar cursos – Supondo que o seu interesse seja um mestrado na área de Biogenharia, para localizar tal curso você deve clicar em “master”, seguido de “Engeneering Sciences” na área “Fields of Study”. Depois, clique em “Bioengeneering” na opção “Subject groups”. Deixe a opção “Subjects” em branco. Feito isso, selecione inglês como sua língua de preferência em “Course language”. Clique em “search” e pronto: você terá 219 resultados, sendo que os cursos gratuitos são aqueles em que consta “none” no item “tuition fees”.

Neste exemplo, os mestrados em Advanced Computational and Civil Engeneering Structural Studies da Universidade de Dresden e Advanced Materials da Universidade de Ulm, por exemplo, são gratuitos. O DAAD também disponibiliza valores estimados para cursos pagos, como é o caso do mestrado em Advanced Physical Methods in Radiotherapy da Universidade de Heidelberg. Para este curso, as taxas cobradas são de 5.000,00 euros por trimestre (aproximadamente R$ 15.300,00).

Este foi apenas um exemplo, mas a mesma lógica pode ser adotada para a busca de qualquer outro curso no site.

Buscas de cursos no StudyinEurope.eu – O site StudyinEurope.eu é vinculado à União Européia e oferece informações para todos os países da comunidade. Na página inicial, selecione a área que você pretende estudar (a título de exemplo, deixe este campo em branco), o título que deseja obter (selecione “master”) e, no país, opte pela Alemanha.

Feita esta seleção inicial, você encontrará 5.691 programas, sendo grande parte pagos. Para saber quais cursos são gratuitos, clique em “free tuition” na parte de cima dos resultados obtidos. Selecione também “show programs in English” para se certificar que os cursos, além de gratuitos, são ministrados na língua inglesa.

Por fim, você terá 649 cursos de mestrado na Alemanha totalmente gratuitos e em inglês. As áreas são diversas (você poderá refinar a pesquisa neste ponto, se desejar), assim como o tipo de título que você pretende obter. A mesma pesquisa poderá ser feita para outros tipos de curso, como graduação, doutorado, cursos rápidos etc.

Embora os sites aqui descritos tenham vínculo com o Governo Alemão e a União Européia, é aconselhável buscar detalhes dos cursos pretendidos também nos sites das universidades para ter certeza de que não há realmente nenhuma taxa a ser paga.

Vale lembrar que alguns países da União Europeia – como é o caso da Alemanha – podem cobrar valores simbólicos por semestre, além de exigirem a comprovação de um valor mínimo de renda, a fim de demonstrar que o aluno tem condições de se sustentar durante a realização do programa.

Leia também:
Yale oferece bolsa de estudos para programa de verão da universidade
Competição levará um brasileiro para estudar no Vale do Silício

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Lecticia Maggi
Lecticia Maggi
Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero e pós-graduada em Gestão de Negócios pelo Senac-SP. Foi editora do Estudar Fora entre 2014 e 2016. Atualmente, é coordenadora de comunicação no Iede (Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional), que tem como um de seus objetivos ajudar a qualificar o debate educacional no país.

Artigos relacionados