InícioPós-GraduaçãoOs primeiros passos para cursar uma pós-graduação no exterior

Os primeiros passos para cursar uma pós-graduação no exterior

Lecticia Maggi - 28/08/2014
Comentários:

Estudar nas melhores escolhas, apender com grandes referências mundiais e até ganhadores de prêmios Nobel, expandir seus horizontes pessoais e profissionais, realizar uma transição de área, ter uma carreira internacional… Motivos para realizar uma pós-graduação no exterior não faltam. Seja qual for o seu objetivo, após decidir que realmente quer encarar essa experiência, começará a fase de pesquisa e planejamento. Esta etapa vai ajudá-lo a definir quais são os programas que mais se alinham ao seu perfil. Siga o passo a passo:

Entenda os seus objetivos pessoais e profissionais
Questione-se e anote: O que você espera aprender na pós-graduação?
Quais resultados quer atingir na sua carreira?
Essas duas perguntas-chave irão ajudá-lo a definir as universidades alvo.

Pesquise instituições
Descubra universidades na sua área de interesse. Há, provavelmente, muitas faculdades que não têm o nome conhecido no Brasil, mas que oferecem bons cursos de pós-graduação.

Descubra quais são as melhores
Se você seguiu as duas etapas anteriores, agora possui muitas opções de instituições. Para afunilar essa listagem, é interessante analisar os rankings internacionais. Eles são bons guias para se conhecer o prestígio de uma universidade, desde que utilizados corretamente: “Muitos alunos erram ao olhar apenas para as 10 primeiras posições desses rankings. Essas universidades certamente são excelentes, mas também muito competitivas. Olhe sempre além das 25 primeiras”, orienta Marta Bidoli, diretora do EducationUSA Advising Center. Dois ranking internacionais bastante conceituados são o U.S News & World Report – Grad Schools Rankings e o QS – Postgraduate Studies.

Analise o seu perfil e a sua necessidade financeira
Faça uma autoanálise sincera, considerando a competitividade do seu perfil e sua situação financeira. Verifique junto às universidades qual é o perfil dos candidatos aprovados em outros anos (elas disponibilizam essas informações) e, se tiver necessidade, qual a probabilidade de conseguir uma bolsa de estudos.

Liste os requisitos exigidos pelas universidades
Após decidir para quais universidades você quer se candidatar, a sugestão é fazer uma planilha com todos os requisitos exigidos por essas instituições e seus respectivos prazos de entrega.

Planeje a candidatura
Com a planilha acima em mãos, faça um plano de ações para aprimorar o seu perfil e torná-lo mais competitivo e entregar cada requisito no prazo pedido.

Leia também:
Por que realizar uma pós no exterior?
Guias gratuitos sobre pós em Educação, Políticas Públicas e Saúde Pública
Entenda o processo de seleção para pós-graduação no exterior

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Lecticia Maggi
Lecticia Maggi
Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero e pós-graduada em Gestão de Negócios pelo Senac-SP. Foi editora do Estudar Fora entre 2014 e 2016. Atualmente, é coordenadora de comunicação no Iede (Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional), que tem como um de seus objetivos ajudar a qualificar o debate educacional no país.

Artigos relacionados