InícioBolsas de EstudoOportunidade: bolsas para cursar o ensino médio no exterior

Oportunidade: bolsas para cursar o ensino médio no exterior

Lecticia Maggi - 13/07/2015
Comentários:

Estão abertas até o dia 9 de setembro as inscrições para o processo seletivo dos United World Colleges (UWC) — colégios internacionais localizados em diversos países, que têm como missão promover a paz e a compreensão entre os povos por meio da educação. O UWC oferece bolsas parciais e integrais de estudo a jovens que tenham entre 15 e 18 anos de idade e estejam no primeiro ou segundo ano do ensino médio.

As inscrições devem ser feitas pela internet, no site do UWC. Até o dia 14 de agosto, a taxa de inscrição é de R$ 60. Depois, até o fim do prazo, é de R$ 90. O processo seletivo é composto por três etapas: após a inscrição e o preenchimento de um formulário de apresentação pessoal, os estudantes realizam provas objetivas de Português, Matemática, Lógica e Conhecimentos Gerais, além de uma redação. Na segunda etapa, são entrevistados por ex-alunos das instituições.

A última fase consiste num período de convivência de três dias, em fevereiro de 2016, em que várias dinâmicas de grupo são utilizadas para conhecer melhor os candidatos. Nove brasileiros foram aprovados para ingresso neste ano e, a partir de agosto, começarão a ter aulas em países como Canadá, Noruega, Alemanha e China.

Perfil desejado de aluno – O UWC busca candidatos que, essencialmente, se identifiquem com o próposito do colégio da criação de uma mentalidade propícia para o desenvolvimento da paz entre os povos. A grade curricular inclui, por exemplo, serviço social, em que o aluno deve desenvolver projetos para ajudar a melhorar a comunidade onde vive.

Entre as habilidades e características valorizadas nos candidatos estão: maturidade, responsabilidade, capacidade de liderança, motivação, perseverança e abertura para outras culturas e pessoas, além de bom desempenho escolar. Falar inglês é desejado, mas não obrigatório.

Sobre o UWC — O UWC é uma associação sem fins-lucrativos que compreende escolas de ensino médio localizadas em 15 países (Estados Unidos, Itália, Canadá, Alemanha, Índia, Noruega, País de Gales, Suazilândia, Hong Kong, Cingapura, Holanda, Armênia, Costa Rica e Bósnia-Herzegóvina e China). Todos os anos são abertos processos seletivos para estudantes do mundo todo.

O objetivo é reunir em um só lugar pessoas das mais variadas raças e culturas, que possam aprender juntas e discutir como promover a paz global. Cada escola tem estudantes e professores de mais de 100 nacionalidades.

Acesse o site do UWC e tire suas dúvidas
Veja respostas para as perguntas mais frequentes

Quer saber mais? Lucas Sato, colunista do Estudar Fora, estuda no UWC Índia e compartilha sua experiência.

*Foto: divulgação UWC

Confira:
Meu ensino médio na Índia: “Apesar das diferenças, o que marca é a união”
Visitas a templos e ao “falso Taj Mahal”
Meu ensino médio na Índia: entre buzinas, tempestades e vacas

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Lecticia Maggi
Lecticia Maggi
Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero e pós-graduada em Gestão de Negócios pelo Senac-SP. Foi editora do Estudar Fora entre 2014 e 2016. Atualmente, é coordenadora de comunicação no Iede (Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional), que tem como um de seus objetivos ajudar a qualificar o debate educacional no país.

Artigos relacionados