InícioBolsas de Estudo"Need Blind" e "need aware": saiba o que são essas políticas de...

“Need Blind” e “need aware”: saiba o que são essas políticas de admissões das universidades

Giana Andonini - 06/10/2020
Comentários:

Você sabia que o tamanho da sua necessidade financeira tem impacto no seu processo de seleção para cursar a graduação fora? No exterior, algumas universidades diferenciam a seleção dos candidatas de acordo com a necessidade financeira dele. Algumas adotam, por esse motivo, a designação de need blind; outras, pelo mesmo motivo, dizem que são need aware. Mas o que significam, exatamente, esses termos?

“Need aware”

Se a universidade que você está se candidatando é need aware, isso significa que o comitê avaliador poderá considerar a sua necessidade financeira no seu processo de admissão. A expressão, em inglês, significa “consciente da necessidade”, e indica que a sua eventual necessidade de apoio financeiro poderá impactar nas suas chances de entrar na escola.

Isso ocorre porque estas instituições tem fundos limitados e precisam saber se o valor que tem disponível será suficiente para auxiliar seus alunos. Assim, o processo de candidatura se torna mais competitivo para os alunos internacionais que precisam de auxílio financeiro.

Tais instituições se chamam need-sensitive (“sensíveis a necessidade) ou need-aware justamente porque levam em consideração a necessidade financeira do candidato durante o processo seletivo.

O número de bolsistas internacionais varia de instituição a instituição. Apesar de serem need-sensitive, algumas faculdades e universidades prometem prover auxílio financeiro suficiente a todos os alunos aprovados. Isto é, candidatos internacionais com necessidade financeira terão que disputar menos bolsas, mas os que forem aceitos receberão auxílio de acordo com toda sua necessidade demonstrada.

A maioria das universidades estrangeiras é need aware. Isso não significa que a sua necessidade financeira vai impedir você de estudar nelas. Mas pode indicar que você precisará prestar ainda mais atenção na sua candidatura para impressionar tanto quanto possível o comitê de admissões. Além disso, algumas instituições need-aware, como a Universidade de Chicago, oferecem bolsas de mérito além das bolsas de necessidade financeira.

“Need blind”

Já se universidade que você está se candidatando é need blind para candidatos internacionais, isso significa que a universidade vai analisar a sua candidatura sem considerar a sua necessidade financeira. Isto é, precisar de uma bolsa não prejudica a sua admissão.

Além disso, estas universidades prometem prover auxílio financeiro ao aluno aceito de acordo com toda sua necessidade financeira demonstrada, por isso elas são muito concorridas. Geralmente, estas universidades possuem grandes fundos de investimento, que permitem eles a oferecer bolsas generosas aos seus alunos.

Na prática, o que acontece nesses casos é que o comitê de admissões sequer olha para as informações financeiras dos candidatos durante o processo seletivo. Eles olham apenas o perfil e o mérito acadêmico de cada um, e escolhem com base nisso quais candidatos receberão uma vaga. Se todos os candidatos escolhidos precisarem de bolsa, não tem problema. Mas é fácil perceber que isso exige muitos recursos da instituição.

Por isso, universidades need blind são bem menos comuns. De acordo com o QS World Universities, apenas cinco instituições estadunidenses têm essa postura. Mesmo assim, a lista inclui algumas das melhores do mundo. Elas são Harvard, MIT e Amherst College, além de Yale e Princeton (as únicas da Ivy League que adotam essa política).

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Giana Andonini
Giana Andonini
Giana Andonini foi a primeira editora do Estudar Fora, entre 2013 e 2015. Todas as publicações que você encontrar aqui são as que deram "corpo" ao site - explicando as principais etapas da candidatura para universidades fora.

Artigos relacionados