InícioBolsas de EstudoBolsas para cursar ensino médio no exterior estão com inscrições abertas

Bolsas para cursar ensino médio no exterior estão com inscrições abertas

Priscila Bellini - 22/06/2020
Comentários:

O programa do UWC oferece a jovens brasileiros, anualmente, a oportunidade de fazer o ensino médio no exterior. Os United World Colleges (UWC) são colégios internacionais localizados em diversos países, com a missão de promover a paz e a compreensão entre os povos por meio da educação. As inscrições deste ano para os UWC estão abertas até 17 de agosto.

Para se candidatar, é necessário ter entre 15 e 18 anos e estar no primeiro ou no segundo ano do Ensino Médio até 31 de agosto de 2021. As inscrições antecipadas para o programa vão até 17 de julho e custam 80 reais. Nesse mesmo período, alunos que não tenham meios de arcar com a taxa podem solicitar isenção.

Depois, até o dia 31 de julho, o valor passa a ser de 100 reais e então, até o dia 17 de agosto, fica em 120 reais. Veja aqui o cronograma completo de inscrições.

Processo seletivo 

O processo seletivo para fazer o Ensino Médio no exterior é composto por três etapas. Após a inscrição e o preenchimento de um formulário de apresentação pessoal, os estudantes realizam provas objetivas de Português, Matemática, Lógica e Conhecimentos Gerais. Na segunda etapa, são entrevistados por psicólogos ou ex-alunos das instituições.

A última fase consiste em período de convivência, um fim de semana imersivo em que várias dinâmicas de grupo são utilizadas para conhecer melhor os candidatos. Mais detalhes sobre o processo podem ser conferidos no site oficial.

Entre os colégios disponíveis, estão instituições de ensino localizadas em países como Canadá, Noruega e Índia. Para o UWC, o candidato ideal deve ter um perfil que se alie ao da organização, voltado a impacto social. Além disso, traços como liderança e responsabilidade são destaque nas seleções, bem como o bom desempenho escolar. Não é obrigatório falar inglês fluentemente.

Sobre o ensino médio no exterior com o UWC

O UWC é uma associação sem fins-lucrativos que inclui escolas de ensino médio localizadas em 18 localidades (Estados Unidos, Itália, Canadá, Alemanha, Índia, Noruega, País de Gales, Suazilândia, Hong Kong, Singapura, Holanda, Armênia, Costa Rica, Bósnia-Herzegovina, Tailândia, Tanzânia, Japão e China). Todos os anos, são abertos processos seletivos para estudantes do mundo todo que tenham interesse em fazer o Ensino Médio no exterior.

O objetivo é reunir em um só lugar pessoas de variadas etnias e culturas, que possam aprender juntas e discutir como promover a paz global. Cada escola tem estudantes e professores de mais de cem nacionalidades. No vídeo abaixo, Lucas Sato, ex-aluno do UWC, fala sobre a experiência:

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Priscila Bellini
Priscila Bellini
Priscila Bellini é jornalista, bolsista Chevening 2018/2019 e mestre em Gênero, Mídia e Cultura pela London School of Economics and Political Science (LSE). Foi colaboradora do Estudar Fora em 2016 e 2017 e editora do portal em 2018.

Artigos relacionados