Um projeto:

Universidades

Perfis, curiosidades e oportunidades das melhores universidades do mundo

Massachusetts Institute of Technology
09.06.13

Massachusetts Institute of Technology

Conheça o MIT, um dos principais centros de estudo e pesquisa em ciências, engenharia e tecnologia do mundo

Massachusetts Institute of Technology é um dos principais centros de estudo e pesquisa em ciências, engenharia e tecnologia. Fundado em 1861, em Cambridge, nos EUA, o instituto formava profissionais que atendessem a demanda das indústrias, que cresciam a passos largos no país. Foi só em meados da década de 1930 que o MIT passou a focar sua formação em pesquisas científicas de base e inovação tecnológica.

A universidade já formou mais de 120 mil alunos e seus ex-alunos e professores ganharam 77 prêmios Nobel (o mais conhecido deles é Richard Feynman, considerado o pai da física quântica) e centenas de vencedores das principais premiações de tecnologia.

O MIT é conhecido como a casa dos nerds e é o sonho da maioria dos apaixonados por inovação e tecnologia. Foi lá que surgiram os primeiros jogos de vídeo game (sendo o primeiro, o Spacewar, criado em um dos laboratórios da universidade), as bases e regras da World Wide Web (a rede mundial de computadores) e os primeiros grupos de estudo em softwares livres (programas de computadores sem fins lucrativos e com códigos abertos para mudanças e inovações). Hoje, um dos laboratórios mais conhecidos é o MediaLab, espaço de convergência de estudos de design, mídia e novas tecnologias. Um dos projetos do laboratório é o Um Computador por Aluno, iniciativa que visa desenvolver computadores de baixo custo para serem usados em escolas de nível básico ao redor do mundo.

O instituto é presença garantida no topo dos maiores rankings de qualidade na Educação:

1° lugar no QS World University Rankings

3° no Academic Ranking of World Universities

5° no Times Higher Education World University

Localização: Cambridge, Massachusets (EUA). Em uma região com forte presença universitária (Harvard, Boston University, Tufts University), a cidade conta com muitos brasileiros e com uma vida social das mais agitadas.

Tamanho do MIT: 11 mil alunos (4,5 mil na graduação e 5,5 mil na pós)

Cursos no MIT: Graduação e Pós- Graduação em:

Arquitetura
Engenharia
Ciências humanas, sociais e artes
Administração
Ciências

Como estudar no MIT: O processo de seleção é típico das universidades americanas. É uma das escolas mais seletivas do mundo, menos de 9% dos alunos que se inscrevem conseguem uma vaga. “Para se candidatar ao MIT você deve fazer alguns testes e completar a ficha de admissão. Você também deve tentar agendar uma entrevista. Entretanto, apenas um número limitado de entrevistas estão disponíveis em algumas regiões fora os EUA. Por isso, as entrevistas são marcadas apenas com os melhores alunos”, explica Sarah McDonnell, relação pública do escritório de admissão do MIT.

Apoio financeiro no MIT: Estudar no MIT custa caro, em torno dos US$ 60 mil por ano. Na graduação, a universidade adota a política de need-based e seu valor médio de bolsas de estudos para alunos internacionais é de US$ 32 mil, mas em alguns casos pode chegar a 100%. Na pós-graduação, quase 90% dos alunos recebe algum tipo de bolsa.

Curiosidades do MIT: Não é só de tecnologia, cultura nerd e vídeo game que vive o MIT. A universidade é um dos principais centros de pesquisa em segurança nacional. Essa relação começou ainda na Segunda Guerra Mundial, quando o instituto passou a receber verbas para desenvolver radares mais potentes, mísseis teleguiados e equipamentos de espionagem para o governo americano.

Conheça pessoas que estudaram no MIT: O economista Ben Bernanke (presidente do banco central americano), o empresário Drew Houston (criador do serviço de transferência de arquivos em nuvem Dropbox), o educador Salman Khan (criador das aulas virtuais Khan Academy), a empreendedora brasileira Isabel Pesce (autora do best-seller sobre empreendorismo “A Menina do Vale”), o jornalista Gilberto Dimenstein (colunista do jornal Folha de S.P. Paulo e criador do site Catraca Livre) e Hugo Barra (gerente mundial do sistema operacional Android).

_____________________________________________________________________

Está se preparando para Estudar Fora? A gente te apoia! Conheça o Personal Prep, o nosso serviço de consultoria que te ajuda com orientação e preparação individualizada. Saiba mais AQUI.
 
pp1_728X90_v2
 

Conecte-se ao Estudar Fora

Título do micro vídeo referente ao thumbs

  • Crowdfunding Estudar Fora
  • Harvard: ela chegou lá

Veja outros vídeos

Leia Mais

Concorra a uma bolsa de estudos para qualquer lugar do mundo
SAT: Qual a pontuação necessária?
Guia gratuito sobre mestrados no exterior na área de Educação
As 10 melhores universidades do mundo