InícioGraduaçãoMapa mostra cursos em inglês nas 1.000 melhores universidades do mundo

Mapa mostra cursos em inglês nas 1.000 melhores universidades do mundo

Lecticia Maggi - 25/02/2016
Comentários:

Há duas perguntas fundamentais que todo mundo que planeja estudar no exterior deve se fazer: “onde eu gostaria de estudar?” e “em qual língua gostaria de estudar?”.

Se a resposta para a segunda pergunta for “inglês”, então a busca pela localização acabou de ficar muito mais fácil. Uma nova ferramenta interativa compilada pelo StudyPortals mapeaou a localização de todos os programas de graduação e mestrado em inglês nas 1000 melhores universidades do mundo.

Estão apontados no mapa a seguir mais de 70 mil programas de graduação e mestrado, abordando mais de 200 disciplinas e subdisciplinas em 700 cidades ao redor do mundo.

Edwin van Rest, presidente do StudyPortals, afirmou: “Escolher um programa de estudos sem saber suas opções é como comprar uma casa e só olhar no seu quarteirão para tomar a decisão. Nós queremos garantir que estudantes façam a melhor escolha e sigam seu sonho de estudar no exterior.”

Por motivos óbvios, a maior concentração dos programas é nos Estados Unidos, no Reino Unido e, em menor parte, no sul do Canadá, Austrália e Nova Zelândia. A costa leste dos Estados Unidos tem uma densidade muito maior de universidades bem ranqueadas que o resto do país, mas a Kent State University, em Ohio, é a universidade com o maior número de programas: são 541 no total.

Fica claro pelo mapa que, mesmo fora do Reino Unido, a Europa ocidental oferece um número significativo de cursos ensinados em inglês – boa parte deles na Holanda e Alemanha. Juntos, estes dois países oferecem quase 2 mil programas no idioma.

A Universidade de Leiden, na Holanda – que está no top 20 para Artes e Humanidades pelo ranking da Times Higher Education – tem o maior número de cursos em inglês entre todas as instituições europeias fora do Reino Unido: são 220.

Do outro lado do mundo, programas em inglês podem ser encontrados dispersos pela Ásia, com um número relevante na Coréia do Sul, Hong Kong, Malásia e Singapura. A China tem o maior número de universidades asiáticas com ao menos um programa em inglês – são 45 instituições oferecendo 419 opções de cursos no total. Em segundo lugar vem Taiwan, onde 20 universidades oferecem 216 programas diferentes.

No site do StudyPortals, é possível “filtrar” as visualizações apenas para as universidades com determinada colocação no World University Ranking.

No Brasil, são oferecidos apenas 9 programas em inglês – todos eles na Universidade de São Paulo (USP).

Veja a matéria original da Times Higher Education aqui (em inglês).

Leia também:
Inscrições abertas para mestrado gratuito e em inglês na Alemanha
Curso online e gratuito sobre escrita acadêmica em inglês
Como é estudar na Holanda? Brasileiras contam sua experiência

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Lecticia Maggi
Lecticia Maggi
Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero e pós-graduada em Gestão de Negócios pelo Senac-SP. Foi editora do Estudar Fora entre 2014 e 2016. Atualmente, é coordenadora de comunicação no Iede (Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional), que tem como um de seus objetivos ajudar a qualificar o debate educacional no país.

Artigos relacionados