InícioBolsista da Fundação EstudarO projeto de alunos de Harvard que quer revolucionar a educação brasileira

O projeto de alunos de Harvard que quer revolucionar a educação brasileira

Nathalia Bustamante - 16/06/2016
Comentários:

Por Nathalia Bustamante

Quando foi aceito em Harvard, o carioca Renan Ferreirinha já pensava em “fazer algo de impacto, que transcendesse objetivos pessoais”. Estudar no exterior, para ele, nunca foi um fim em si mesmo, mas um meio para tornar-se agente de transformação no Brasil.

Envolvido desde o ensino fundamental com projetos de educação comunitária, fez muito sentido para ele o encontro em Harvard com as colegas Tábata Amaral e Lígia Stocche. Juntos (e com o apoio de outras pessoas, aqui no Brasil e fora), eles fundaram o Movimento Mapa Educação, que visa entender, discutir e agir para transformar a educação básica brasileira.

Com a ampliação do projeto – que hoje possui 52 membros e embaixadores em todos os estados brasileiros – Renan passou a ver como insuficiente sua atuação como conselheiro, que tocava em paralelo às atividades da universidade. Assim, no início de 2016, ele trancou seu curso em Harvard para atuar “na ponta” do movimento.

“O ano de 2016 apresenta um contexto de Brasil muito único, e é em momentos como estes que a gente precisa pensar em um projeto de país posterior”, afirma ele. Os planos de Renan e do Mapa para este ano são grandes – e o seu projeto de país também. “O Brasil tem que entender que sem passar pela porta da educação e pela porta da ética a gente não consegue mudar”, finaliza.

Confira nos vídeos abaixo como Renan pensa e age para esta mudança. Não deixe de ver também os outros capítulos da série, em que Renan conta por que decidiu estudar no exterior,  como ele se preparou para ser aceito por 9 universidades americanas e qual a melhor parte de estudar em Harvard.

Por que você decidiu adiar sua formatura?

O que é e como surgiu o Mapa Educação?

O que você vai fazer depois que se formar em Harvard?

 

Leia também:
Projeto de alunos de Harvard quer melhorar a educação no Brasil
Como ser um dos melhores na Universidade mais renomada do mundo
Pós em Educação? Participe de sessão informativa gratuita com Harvard!

 

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Nathalia Bustamante
Nathalia Bustamante
Nathalia Bustamante é jornalista formada pela UFJF. Foi editora do Estudar Fora entre 2016 e 2018 e hoje é coordenadora de Conteúdo Educacional na Fundação Estudar.

Artigos relacionados