InícioGraduaçãoMajor, minor e double major: você conhece a diferença entre eles?

Major, minor e double major: você conhece a diferença entre eles?

Lecticia Maggi - 09/03/2023
Comentários:

As expressões major, minor e double major geralmente aparecem para se referir a cursos universitários nos Estados Unidos. Esses termos como as universidades estruturam os próprios cursos nos EUA. A seguir, confira o que significa cada uma dessas expressões.

Diferentemente do que acontece no Brasil, as universidades norte-americanas aceitam os candidatos para uma vaga, e não para um curso.  Isso significa que o aluno não precisa escolher, durante o processo seletivo ou no ato da matrícula, a profissão que pretende seguir. Esta definição só vai ocorrer ao final do segundo ano de graduação, momento em que já terá “experimentado” diversas disciplinas e estará mais maduro e preparado.

Inscrições abertas para curso online e gratuito para fazer pós-graduação no exterior

Quando o estudante decide se formar em uma determinada área, está escolhendo seu major e, para isso, precisará cursar uma série de disciplinas dentro segmento pretendido. Para ajudar o aluno a decidir quais as matérias ele que deve escolher, as universidades oferecem um professor orientador. Confira mais no vídeo abaixo:

Mas o college não é destinado exclusivamente ao major. Nos EUA, além das disciplinas obrigatórias, o aluno tem a flexibilidade de cursar matérias eletivas. Caso opte por concentrar as eletivas em uma área, terá direito a um minor. Assim, são frequentes os casos de alunos com um major em uma área e um minor em outra totalmente diferente. Por exemplo: major em economia e minor em sociologia.

A estudante Victoria de Quadros, do 2º ano de graduação em Harvard, conta que ainda está na dúvida de qual curso seguir, mas acredita que optará por um major em matemática aplicada à economia e um minor em psicologia.

Outra possibilidade é o chamado double major. Nesta modalidade, o aluno terá que cumprir todos os requisitos para dois majors no mesmo prazo de quatro anos, além de escrever uma tese unindo as duas áreas. “A parte boa disso é que você aumenta muito o número de carreiras que poderá ter, já que sairá da universidade com duas profissões”, diz Victoria.

Por Carolina Campos.

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Lecticia Maggi
Lecticia Maggi
Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero e pós-graduada em Gestão de Negócios pelo Senac-SP. Foi editora do Estudar Fora entre 2014 e 2016. Atualmente, é coordenadora de comunicação no Iede (Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional), que tem como um de seus objetivos ajudar a qualificar o debate educacional no país.

Artigos relacionados