InícioUniversidadesLeeds: Tradicional universidade britânica premiada por iniciativas de inovação

Leeds: Tradicional universidade britânica premiada por iniciativas de inovação

Lecticia Maggi - 17/08/2023
Comentários:

Por Beatriz Montesanti

Existe no Reino Unido um conjunto de seis universidades fundadas nos maiores centros industriais da Grã-Bretanha em fins do século XIX: as redbrick universities. Na época, o termo foi cunhado para diferenciar estas universidades, originadas de institutos de engenharia e instituições civis, das mais tradicionais fundadas nos séculos XVI e XVII.

Uma delas, localizada na região de West Yorkshire, surgiu como um centro internacional para a indústria têxtil durante a era vitoriana: A Universidade de Leeds. Apesar de carregar mais de um século de história, porém, foi justamente essa instituição eleita a universidade mais empreendedora de 2015 pelo ranking da Times Higher Education.

O título foi concedido devido às oportunidades de negócios oferecidas pela universidade a seus alunos; pelo suporte aos pequenos negócios da região e pela constante inovação e difusão da propriedade intelectual, segundo uma nota publicada pela instituição.

Há alguns anos, Leeds adotou o conceito de empreendedorismo como um de seus quatro pilares estratégicos. No ano letivo de 2013-2014, a universidade obteve 5,3 milhões de libras em propriedade intelectual e registrou 374 patentes. Empresas spin-out criadas no interior da instituição atraíram 43,2 milhões em investimentos e criaram 426 empregos locais. A universidade ajudou também a desenvolver 275 negócios regionais graças a recursos obtidos do Goldman Sachs Small Businesses Growth Programme.

Segundo o Times Higher Education, no mesmo ano acadêmico, mais de 900 estudantes de Leeds cursaram disciplinas eletivas voltadas para empreendedorismo – a universidade criou um mestrado no setor e engajou 12 mil alunos de 105 países diferentes no curso online “Starting a Business”.

Atualmente, Leeds é a oitava maior universidade do Reino Unido, com mais de 30 mil estudantes. É também uma das mais procuradas por candidatos. O processo de inscrição é feito por meio de uma plataforma online chamada Ucas.

A universidade possui nove escolas, oferecendo cursos de graduação, mestrado, MBA e PhD. A Leeds Business School engloba as áreas de contabilidade e finanças, economia, negócios internacionais, administração, marketing e relações de trabalho e emprego – e é lá que boa parte dos projetos de inovação e empreendedorismo são desenvolvidos.

Boa parte, mas não todos. Localizado a 1 km ao norte do centro da cidade, o campus de Leeds abriga uma mistura de arquitetura gótica, art déco e edifícios pós-modernos, chamando a atenção para sua arquitetura. Porém, tal qual sua história, o visual do lugar também tem passado por um processo de renovação: entre elas a construção do Innovation City Leeds, centro com bio-incubadora que pretende transformar a cidade em um hub global de empreendimento e inovação. Mesmo já tendo alcançado o primeiro lugar em rankings de empreendedorismo, as transformações em Leeds estão apenas começando.

 

 

 

Ex-alunos ilustres:
Jack Straw – ex-Secretário de Estado do Reino Unido
Chris Pine – ator
Corinne Bailey Rae – cantora
Piers Sellers – astronauta da Nasa
Richard Quest – Jornalista da CNN

* Foto: Parkinson Building, University of Leeds / Crédito: Jungpionier

 

Leia também:
Descubra e compare instituições de ensino do Reino Unido neste guia
10 razões para estudar no Reino Unido
Conheça as 5 cidades mais econômicas para estudantes no Reino Unido

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Lecticia Maggi
Lecticia Maggi
Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero e pós-graduada em Gestão de Negócios pelo Senac-SP. Foi editora do Estudar Fora entre 2014 e 2016. Atualmente, é coordenadora de comunicação no Iede (Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional), que tem como um de seus objetivos ajudar a qualificar o debate educacional no país.

Artigos relacionados