InícioPreparaçãoCursosJovem cria startup que oferece videoaulas gratuitas de inglês

Jovem cria startup que oferece videoaulas gratuitas de inglês

Lecticia Maggi - 22/04/2015
Comentários:

Por Lecticia Maggi

Em setembro de 2011, o mato-grossense Felipe Dib, de 29 anos, sofreu um grave acidente de carro: quebrou o fêmur esquerdo, o calcanhar dinheiro, algumas costelas e ossos da face. Ficou um mês internado e outros tantos recuperando-se na casa dos pais. Da cama da casa deles, ainda sem poder andar, gravou um vídeo dando aulas de inglês e disponibilizou-o gratuitamente na internet. O objetivo? Agradecer a Deus por não ter morrido. “Senti que precisava fazer algo pelos outros para agradecer por estar bem e, então, comecei a postar aulas de inglês uma vez por semana em um canal que tinha criado no youtube”, explica. Assim, em forma de agradecimento e totalmente despretensiosa, nasceu a Você Aprende Agora – uma startup de educação que hoje conta 660 videoaulas e mais de 8 milhões de aulas assistidas.


felipe2 editado 2

O primeiro investimento na empresa, que deu origem às 300 primeiras aulas, veio da venda de um voyage de Felipe. “Contratei uma produtora, pois desde a 1ª aula decidi que, embora fossem  grátis, queria oferecer algo de qualidade, que eu gostaria de receber pagando”, diz ele, que cursou o ensino médio na Nova Zelândia e, já no Brasil, após concluir a graduação na área de Relações Internacionais, fez uma especialização em aprendizagem de língua inglesa.

Aulas de três minutos – Inspirado em métodos de ensino adotados pela Universidade Cambridge, na Inglaterra, Felipe criou um jeito inovador de ensinar inglês. Cada uma de suas aulas tem apenas três minutos. Isso mesmo: três minutos – tempo que ele jura serem mais do que suficientes para transmitir um conteúdo novo.

Na primeira vez, você vai entender o conteúdo; na segunda, deve escrever tudo o que achar importante em um caderno; na terceira, deverá repetir na frente da tela tudo o que ouvir, em voz alta

A recomendação é que o aluno assista a cada vídeo três vezes: “Na primeira vez, você vai entender o conteúdo; na segunda, deve escrever tudo o que achar importante em um caderno; na terceira, deverá repetir na frente da tela tudo o que ouvir, em voz alta”, explica. “Desta forma, terá certeza que trabalhou todas as habilidades importantes: listening, speaking, writing e reading“.

Há aulas desde o nível mais básico do inglês (verb to be) até o avançado, com expressões idiomáticas e phrasal verbs (verbos que têm o sentido alterado pelo acréscimo de preposição).

Segundo Felipe, enquanto os cursos de inglês convencionais são feitos para que os alunos “demorem anos e anos para aprender”, na plataforma é possível melhorar o nível de inglês em apenas 3 meses, dedicando apenas 9 minutos por dia. “Ao final de 90 dias, você terá assistido 90 aulas diferentes e terá uma compreensão muito melhor da língua. Uma escola de inglês não quer isso porque não é vantajoso para eles resolverem o seu problema rápido, né?! Quanto mais tempo você ficar pagando, melhor.”

Todas as aulas da Você Aprende Agora são gratuitas, mas quem quiser pode comprar planos ‘vips’ que dão acesso exercícios e suas correções. Acesse aqui

Reconhecimentos – Felipe e sua startup já foram reconhecidos por diversos prêmios nos setores de empreendedorismo e educação: Prêmio Jovens Inspiradores, em 2012;  Tech4Good CDI e Visão de Sucesso Endeavor, em 2013; e Negócios de Impacto NESsT e Georgetown University Impact Award, em 2014. Ele também foi convidado pela ONU a participar de um encontro na China e foi nomeado Embaixador Global da Juventude.

Leia também:
Quatro cursos online e gratuitos para você aperfeiçoar o inglês
Aprenda inglês com músicas
Cinco sites para estudar para o Toefl

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Lecticia Maggi
Lecticia Maggi
Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero e pós-graduada em Gestão de Negócios pelo Senac-SP. Foi editora do Estudar Fora entre 2014 e 2016. Atualmente, é coordenadora de comunicação no Iede (Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional), que tem como um de seus objetivos ajudar a qualificar o debate educacional no país.

Artigos relacionados