InícioIntercâmbioJovem conta como é cursar o ensino médio na Índia

Jovem conta como é cursar o ensino médio na Índia

Lecticia Maggi - 31/08/2015
Comentários:

Quando o paulistano Lucas Sato, de 16 anos, avisou sua família de que havia sido aprovado no United World College (UWC) e que seu destino seria a Índia o susto foi geral. “Meus pais foram contra no começo, mas a organização do UWC está acostumada com esse tipo de reação, já que seus colégios estão em destinos incomuns de intercâmbio”, conta. “Hoje, eles veem que estou feliz, aprendendo bastante e me apoiam muito”.

O UWC é uma associação sem fins-lucrativos que compreende escolas de ensino médio em 15 países, incluindo Estados Unidos e Canadá, e outros destinos bem mais inusitados, como Bósnia-Herzegóvina e Suazilândia. O objetivo é reunir em um só lugar pessoas das mais variadas raças e culturas, que possam aprender juntas e discutir como promover a paz e a compreensão entre os povos.

Em bate-papo com o Estudar Fora, Lucas conta que essa diversidade cultural é realmente o grande destaque do UWC: “Uma vez, estávamos voltando de uma excursão do colégio em que havíamos visitado uma escola tibetana e uma menina da China, que estava no meu carro, começou a comentar sobre o conflito entre China e Tibete. Aí, um menino de Israel começou a fazer perguntas e a traçar um paralelo entre o conflito de Israel e Palestina. Foi muito interessante”, conta.

Do ponto de vista acadêmico, o adolescente destaca a possibilidade de escolher sua grade curricular, algo que não acontece no Brasil com estudantes de ensino médio. “Há requisitos: você precisa de uma disciplina de matemática, uma de línguas… Mas há diferentes graus de dificuldade e você que monta sua grade”, diz.

Nos vídeos a seguir, Lucas explica o que são e como funcionam os United World Colleges (UWC) e conta como é viver na Índia junto a alunos do mundo todo. Assista:

O que são os United World Colleges (UWC)

Como é o processo seletivo do UWC

Por que você considera que foi selecionado pelo UWC?

Como foi a reação de sua família à ideia de você estudar na Índia?

Como é a rotina dos estudantes do UWC?

O que é mais interessante de conviver com pessoas do mundo todo?

O que os United World Colleges fazem para promover a paz e a união entre os povos?

O diploma do UWC é válido para universidades brasileiras?

Como é estudar na Índia?

Quais são os maiores aprendizados de estudar fora?

O que te motivou  a buscar uma oportunidade de estudos no exterior ainda no ensino médio?

Como é a assistência do UWC aos alunos, já que todos são menores de idade?

Leia também artigos escritos pelo Lucas Sato:
Sala de aula na Cordilheira dos Himalaias
Meu ensino médio na Índia: visitas a templos e ao ‘falso Taj Mahal’
Meu ensino médio na Índia: entre buzinas, tempestades e vacas

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Lecticia Maggi
Lecticia Maggi
Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero e pós-graduada em Gestão de Negócios pelo Senac-SP. Foi editora do Estudar Fora entre 2014 e 2016. Atualmente, é coordenadora de comunicação no Iede (Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional), que tem como um de seus objetivos ajudar a qualificar o debate educacional no país.

Artigos relacionados