InícioBolsas de EstudoJapão oferece bolsas de estudo para pós-graduação no país

Japão oferece bolsas de estudo para pós-graduação no país

Lecticia Maggi - 23/04/2015
Comentários:

O Ministério da Educação, Cultura, Esporte, Ciência e Tecnologia (MEXT) do Japão está com inscrições abertas até o dia 30 de maio para bolsas de pesquisa acadêmica no país, com possibilidade de prorrogação para mestrado e doutorado.

As bolsas têm a duração de dois anos. Para pleitear o benefício, é preciso ter até 34 anos de idade e ter concluído um curso de ensino superior ou se formar até junho de 2016. É preciso ser fluente em inglês ou japonês. Os candidatos que forem selecionados e dominarem o inglês, mas não o japonês, passarão por um curso intensivo de seis meses da língua local.

Os interessados deverão elaborar um projeto de pesquisa (deve ser escrito em português e ter no máximo seis folhas) sobre a área que gostariam de se aprofundar, preencher uma ficha de inscrição online (acesse aqui) e anexar histórico escolar e currículo profissional. Os documentos devem ser entregues pessoalmente ou via Correios no Consulado do Japão em São Paulo. Leia o regulamento completo

Os candidatos serão avaliados com base nos documentos apresentados, prova de língua inglesa e japonesa (prevalecerá a maior nota) e entrevista. Aqueles que forem aprovados para a bolsa deverão, então, contatar as universidades japonesas de interesse para a realização da pesquisa. Não há restrições em relação à área de estudo. O Consulado sugere uma série de sites para facilitar essa busca por instituições.

Os selecionados receberão passagem de ida e volta para o Japão e uma bolsa mensal de cerca de 143.000 ienes (pouco mais de R$ 3.6000,00).

Leia também:
Especial: guia de bolsas de estudos no exterior

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Lecticia Maggi
Lecticia Maggi
Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero e pós-graduada em Gestão de Negócios pelo Senac-SP. Foi editora do Estudar Fora entre 2014 e 2016. Atualmente, é coordenadora de comunicação no Iede (Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional), que tem como um de seus objetivos ajudar a qualificar o debate educacional no país.

Artigos relacionados