InícioBolsas de EstudoHolanda oferece 77 bolsas de estudo exclusivas para brasileiros

Holanda oferece 77 bolsas de estudo exclusivas para brasileiros

Lecticia Maggi - 22/01/2016
Comentários:

A Holanda está oferecendo 77 bolsas de estudo exclusivas para brasileiros em 21 universidades do país por meio do programa Orange Tulip Scholarship (OTS). Há bolsas de estudo para cursos de graduação, mestrado, MBA e short degree (em que o aluno cursa o último ano da graduação no exterior) nas mais diversas áreas do conhecimento, das artes às exatas. O prazo de candidatura vai até o dia 1º de maio pelo site da OTS.

Quem não fala holandês não precisa se preocupar já que todas as bolsas de estudo são para cursos ministrados em língua inglesa. Para se candidatar ao OTS, é preciso ter excelente desempenho acadêmico, não estar estudando ou trabalhando na Holanda, comprovar fluência em inglês e estar em processo de admissão ou já ter sido aceito na universidade de interesse. Veja aqui a lista completa de universidades participantes

Há bolsas de estudo parciais e integrais, que cobrem 100% do valor do curso, podendo chegar a 32.500 euros. Em alguns casos, o estudante também pode receber ajuda de custo para viver na Holanda.

Processo de seleção – Para se candidatar a uma bolsa Orange Tulip Scholarship, é preciso realizar um exame de proficiência em inglês (TOEFL ou IELTS) e enviar, também em inglês, cópia do currículo, carta de motivação e cartas de referência.

Fique atento: o candidato deve fazer por conta própria o processo de candidatura para o curso de seu interesse junto à instituição holandesa escolhida, que pode exigir itens adicionais, como provas (GMAT, GRE, etc) e redações. Em seguida, deverá encaminhar os documentos para inscrição nas bolsas de estudo Orange Tulip Scholarship Brazil, por e-mail, ao Nuffic Neso Brazil. Veja o passo-a-passo do processo de candidatura

Como chegar lá –  A responsável pela promoção das bolsas de estudo OTS no Brasil, Simone Perez, explica que são buscados estudantes que demonstrem excelência acadêmica, sejam engajados em atividades extracurriculares, tenham facilidade de se adaptar a novas culturas, possuam senso crítico apurado e boa capacidade de comunicação. “É importante o candidato possuir um objetivo claro para sua carreira e enfatizar na carta de motivação como o curso pretendido será importante para os seus planos profissionais”, orienta.

O advogado Julio Furtado, de 28 anos, faz mestrado em Direito na Holanda com bolsa da OTS e dá dicas para quem também quer conseguir o benefício: “Estude detalhadamente a universidade e o curso para o qual deseja se candidatar. Os holandeses apreciam pessoas pró-ativas e que querem aprender sempre mais. Não seja tímido! Escreva e-mails para as instituições, visite os sites, vá às feiras de intercâmbio para conversar com a equipe da Nuffic Neso Brasilinstituição que oferece as bolsas. Candidate-se sabendo o que quer e onde gostaria de chegar”, diz.

Veja o passo a passo para o processo de candidatura

*Reportagem publicada em 16/9/2015 e atualizada com a inclusão de informações em 22/1/2016
*Foto: cidade de Amsterdã

Leia também:
Guia online e gratuito de bolsas de estudo no exterior
Holanda: brasileiras contam suas experiências no “país das bicicletas”
Infográfico: 40 coisas que você deve saber antes de estudar na Holanda

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Lecticia Maggi
Lecticia Maggi
Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero e pós-graduada em Gestão de Negócios pelo Senac-SP. Foi editora do Estudar Fora entre 2014 e 2016. Atualmente, é coordenadora de comunicação no Iede (Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional), que tem como um de seus objetivos ajudar a qualificar o debate educacional no país.

Artigos relacionados