InícioBolsas de EstudoFundação alemã oferece bolsas de estudo para jornalistas

Fundação alemã oferece bolsas de estudo para jornalistas

Nathalia Bustamante - 02/08/2023
Comentários:

O quê? Bolsas para jornalistas em treinamento de 3 meses na Alemanha
Para quem? Jornalistas de até 35 anos que tenham pelo menos nível básico de alemão
Quanto? Todas as despesas
Até quando? 30 de novembro

A Fundação Heinz Kühn Stiftung está oferecendo bolsas para jornalistas de países em desenvolvimento participarem de um treinamento intensivo na Alemanha. O programa, que pode ter até três meses de duração, inclui curso de alemão, estágio em veículo de comunicação local e desenvolvimento de um projeto de pesquisa. As inscrições vão até 30 de novembro.

A bolsa de estudos inclui pagamento de todas as despesas relacionadas ao treinamento, incluindo materiais didáticos, moradia e alimentação. Além disso, estão cobertas passagens aéreas e auxílio de viagem pelo país. Os selecionados têm, ainda, a possibilidade de fazer um curso extra de alemão de até quatro meses no instituto Goethe de Düsseldorf ou Bonn.

Como se candidatar às bolsas para jornalistas

Para se inscrever, é necessário se encaixar nos requisitos estipulados pela Heinz Kühn Stiftung. Primeiramente, ter interesse em questões relacionadas a desenvolvimento, bem como ser formado em jornalismo e ter experiência profissional na área. Há, ainda, um limite de idade estabelecido, de 35 anos de idade. Também é necessário ter, ao menos, nível básico de conhecimento do idioma alemão.

Leia também: Vale a pena fazer um MBA em Berlim? Veja as vantagens

O processo seletivo decorre em duas etapas. Primeiro, os interessados devem entrar em contato diretamente com a Fundação para discutir possíveis temas para seu projeto. Esse contato deve ser feito através do envio, pelo correio, de documentos exigidos. Entre eles, estão currículo em alemão, diploma da graduação em jornalismo, certificado de proficiência em idiomas e uma carta de motivação em alemão, explicando as motivações para participar do curso. Confira aqui detalhes sobre a documentação e a forma de entrar em contato.

Sobre a Fundação Heinz Kühn Stiftung

Localizada no estado da Renânia do Norte-Vestfália, onde estão cidades como Düsseldorf, Colônia e Münster, a organização recebe o nome do político e jornalista Heinz Kühn. Ele foi governador do estado e tinha especial interesse por países em desenvolvimento, como é o caso do Brasil. O objetivo da fundação é promover o desenvolvimento e treinamento profissional de jovens profissionais de mídia – por exemplo, as bolsas para jornalistas disponibilizadas anualmente. Acesse o site da Fundação Heinz Kühn Stiftung para saber mais.

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Nathalia Bustamante
Nathalia Bustamante
Nathalia Bustamante é jornalista formada pela UFJF. Foi editora do Estudar Fora entre 2016 e 2018 e hoje é coordenadora de Conteúdo Educacional na Fundação Estudar.

Artigos relacionados