//username of moderater
Fundação Estudar
InícioBolsas de Estudo"Ser bolsista da Fundação Estudar equivale a ser aluno de Harvard"

“Ser bolsista da Fundação Estudar equivale a ser aluno de Harvard”

Lecticia Maggi - 10/03/2015
Comentários:

Por Lecticia Maggi

Estão abertas até o dia 24 de março as inscrições ao Programa de Bolsas 2017 da Fundação Estudar. Mais do que ajuda financeira para custear seus estudos, os selecionados passam a fazer parte de uma seleta rede de talentos: a chamada Comunidade Estudar, que se apoia mutuamente. “Fazer parte de uma rede altamente qualificada e disposta a te ajudar no que for preciso não tem preço”, afirma Renan Ferreirinha, estudante de graduação em Harvard e bolsista da Estudar desde 2013.

Na Comunidade Estudar, estão nomes como João Castro Neves, CEO da Ambev, e Mateus Bandeira, presidente da FALCONI, que receberam bolsas de estudo nos primórdios do programa (criado em 1991).

Fazer parte de uma rede altamente qualificada e disposta a te ajudar no que for preciso não tem preço

Para se candidatar às bolsas, é necessário ter até 34 anos e estar matriculado ou em processo de aceitação de curso de graduação no Brasil ou no exterior (completo, intercâmbio acadêmico ou duplo-diploma) ou pós-graduação no exterior (mestrado, MBA, doutorado e pós-doutorado).  A seguir, Renan Ferreirinha conta o que aprendeu ao longo do processo de seleção e revela quais são os maiores benefícios de integrar a Comunidade Estudar:

Sobre o processo de seleção

“Estava aplicando para universidades fora quando surgiu a oportunidade de participar do processo de bolsas da Fundação Estudar. Não pensei duas vezes e me inscrevi. Acho que o processo de seleção tem muita intersecção com o processo de application (candidatura) para universidades norte-americanas já que também é holístico. Ou seja, avalia o candidato como um todo, analisando diferentes fatores socioemocionais, seus valores, o que já realizou e o que pretende realizar. Não foca em uma prova ou no boletim.”

Ser selecionado demandou bastante persistência. Cada etapa do processo (foram oito!) era um grande desafio, mas também um momento de aprendizado

Desafios e aprendizados

“Ser selecionado demandou bastante persistência. Cada etapa do processo (foram oito!) era um grande desafio, mas também um momento de aprendizado. Foi o primeiro processo nacional do qual participei, e as entrevistas me fizeram refletir sobre quem era, de fato, o Renan e onde eu queria que este Renan estivesse em 10 ou 15 anos. Na fase final, fiquei frente a frente com nomes como Jorge Paulo Lemann e tive que ‘vender meu peixe’, mostrando por que deveria ser selecionado. Foi a experiência mais desafiadora que eu tinha tido até então na vida.”

Os benefícios de ser Bolsista da Estudar

“O auxílio financeiro que recebo me ajuda muito, mas ingressar na rede Estudar é o principal ‘sentido’ da bolsa. Ter uma comunidade altamente qualificada e disposta a te ajudar no que for preciso não tem preço. Por exemplo: por meio da rede, consegui patrocínio para um dos projetos que desenvolvi aqui em Harvard (Village to Raise a Child, que levou à universidade jovens empreendedores). Em outro momento, quando estava para lançar O Formigueiro (plataforma de crowdfunding para projetos de educação) comentei com o pessoal da rede e fui apresentado a pessoas incríveis da área. Cada vez mais, percebo que gente boa atrai gente boa e, juntas, elas fazem coisas grandes acontecerem. Tenho muito orgulho de dizer que sou bolsista da Estudar. Para mim, ser bolsista da Fundação Estudar equivale a ser aluno de Harvard. Coloco no mesmo patamar.”

 

Leia também:
Concorra a bolsas de estudo para curso de espanhol na Espanha
Universidade alemã oferece mestrado gratuito e em inglês

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Lecticia Maggi
Lecticia Maggi
Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero e pós-graduada em Gestão de Negócios pelo Senac-SP. Foi editora do Estudar Fora entre 2014 e 2016. Atualmente, é coordenadora de comunicação no Iede (Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional), que tem como um de seus objetivos ajudar a qualificar o debate educacional no país.

Artigos relacionados