InícioPreparaçãoFAQ - Prep Scholars

FAQ – Prep Scholars

Giana Andonini - 01/03/2016
Comentários:

Perguntas mais frequentes sobre o Prep Scholars 

 

 

Confira nossa FAQ e tire suas dúvidas sobre nosso programa gratuito que prepara estudantes brasileiros para a seleção das melhores universidades no exterior.

O Prep Scholars  é o programa seletivo e gratuito de preparação, da Fundação Estudar. Este programa é direcionado a estudantes do Ensino Médio que desejam cursar a graduação nas melhores universidades do mundo e querem se preparar para chegar lá!

Com a experiência da Estudar e do Prep já aprovamos mais de 100 brasileiros em universidades como Harvard, Yale, Caltech e MIT. Se você sonha em estudar no exterior, não deixe de participar. Tire todas as suas dúvidas abaixo e inscreva-se:

Clique na pergunta para ver a resposta.

FUNCIONAMENTO DO PROGRAMA

1. O que é o programa Prep Scholars?
2. Qual o perfil de alunos do programa Prep Scholars?
3. O Prep Scholars me ajuda a ganhar uma bolsa de estudos na universidade?
4. O Prep Scholars oferece diretamente algum auxílio financeiro?
5. O Prep Scholars oferece bolsas de estudos nos EUA?
6. Quanto tempo eu precisaria  dedicar ao Prep Scholars?
7. Estou no 3⁰ ano do Ensino Médio, porém, só quero me candidatar para as universidades no exterior no próximo ano, depois de me formar. Quando posso participar do Prep Scholars?

SOBRE OS PRÉ-REQUISITOS

1. Eu terminei o ensino médio faz tempo. Sou elegível a participar do Prep Scholars?
2. Estou no 2° ano do ensino médio.  Sou elegível para participar do Prep Scholars?
3. Estudo numa escola técnica que possui no seu currículo o 4⁰ ano técnico. Quando posso participar do Prep Scholars?
4. Estou cursando uma faculdade no Brasil, mas quero me candidatar para uma universidade no exterior. Sou elegível para participar do Prep Scholars?
5. Eu já terminei minha faculdade no Brasil, mas quero me candidatar para cursar uma segunda graduação no exterior. Sou elegível para participar do Prep Scholars?
6. Eu quero fazer uma pós-graduação no exterior. Sou elegível a participar do Prep Scholars?
7. Eu quero estudar no exterior, mas não nos Estados Unidos. Posso participar do Prep Scholars?
8. Não falo inglês muito bem. Sou elegível para participar do Prep Scholars?
9. Eu quero cursar direito, medicina, odontologia, ou veterinária. Sou elegível para participar do Prep Scholars?
10. Eu nunca participei de Olimpíadas cientificas. Posso me inscrever?
11. Se eu estudo numa escola publica posso me inscrever?
12. Existe algum critério de renda para estudar fora e participar do Prep Scholars?
13. Se eu não moro próximo à sede (São Paulo) do Prep Scholars ainda posso participar?
14. É obrigatório já ter feito o SAT ou TOEFL para se candidatar ao Prep Scholars?

INSCRIÇÃO

1. Quais são os itens que compõem a inscrição?
2. Como são os testes que terei que fazer?
3. Como deve ser o vídeo depoimento que devo enviar?
4. O que é a média global? Como faço para calculá-la?
5. Estou com dúvidas sobre como preencher a pergunta “Based on academic performance, where do you believe that you rank in your high school class (turma)?”.
6. Eu mudei de colégios durante o ensino médio. Preciso mandar o histórico escolar ou boletim dos dois (ou mais) colégios?

SELEÇÃO

1. O que é avaliado na seleção?
2. Quais são as etapas?
3. Quando vou ser avisado se passei para a etapa seguinte?
4. Tenho como saber por que eu não fui aprovado?

 

FUNCIONAMENTO DO PROGRAMA

1. O que é o programa Prep Scholars?

Nossa missão é contribuir para que brasileiros talentosos tenham acesso às melhores universidades no exterior, oferecendo informação, orientação e preparação.

Ao longo do ano de participação, os candidatos que passarem no programa Scholars receberão:

Mentoria de um ex-aluno de uma das melhores universidades do mundo;

Orientação ao longo do ano com um(a) especialista em preparação;

Contato com representantes de universidades estrangeiras;

Acesso a uma rede de outros alunos se candidatando, atuais estudantes e ex-alunos das universidades no exterior;

Apoio financeiro para os custos de application, em caso de necessidade financeira comprovada.

Volte ao topo.

2. Qual o perfil de alunos do programa Prep Scholars?

Estudantes excelentes que desejam fazer a graduação completa no exterior, com foco nos Estados Unidos, e que possuem as seguintes características:

– Escolaridade: Estar no último ano do Ensino Médio ou ter se formado em 2016 e querer se candidatar a uma universidade no exterior no ciclo de candidatura  2017-2018.

– Excelência: Ter altíssimo desempenho acadêmico ao longo do Ensino Médio. Pedimos sua média e uma estimativa de seu ranking. Não existe nota de corte mas sabemos que quanto melhor seu desempenho maiores serão suas chances.

– Currículo: Ter um histórico relevante de participação em atividades extracurriculares.

– Inglês: Ter excelente domínio do inglês, visto que irá estudar em uma universidade neste idioma.

Não temos restrições de renda e procuramos alunos de destaque tanto da rede pública quanto de colégio particulares..

Volte ao topo.

3. O Prep Scholars me ajuda a ganhar uma bolsa de estudos na universidade?

Nosso programa oferece informação e orientação sobre o processo de seleção para bolsas nas universidades nos EUA e encorajamos que nossos participantes com necessidade financeira mandem sua candidatura a universidades que oferecem bolsas parciais e integrais para alunos estrangeiros.  

Além disso, disponibilizamos informações sobre outros programas de bolsas além dos oferecidos pelas universidades. Muitos de nossos participantes em anos anteriores já ganharam bolsas parciais e integrais que possibilitaram seus estudos  nas melhores universidades no exterior.

Volte ao topo.

4. O Prep Scholars oferece diretamente algum auxílio financeiro?

A cada ano, o Prep Scholars distribui algumas bolsas para ajudar nossos participantes com os custos do processo seletivo para as universidades. Estas bolsas são reservadas a pessoas com necessidade financeira comprovada, que não poderiam pagar os custos parcialmente ou integralmente sem nosso apoio. Porém, não nos comprometemos em apoiar com quaisquer custos após a aprovação dos alunos nas universidades.

Volte ao topo.

5. O Prep Scholars oferece bolsas de estudos nos EUA?

Não. O Prep Scholars não é um programa de bolsas para estudar no EUA. Nós oferecemos preparação para o processo seletivo para universidades americanas, mas não oferecemos bolsas de estudos para os alunos aprovados.

Volte ao topo.

6. Quanto tempo eu precisaria  dedicar ao Prep Scholars?

Os participantes do programa têm que se comprometer a participar de atividades quinzenais, assistir vídeoaulas, e conversar regularmente com mentores e consultores. Além das atividades formais, você terá que dedicar um tempo à preparação para as provas padronizadas (SAT/ACT, SAT II, TOEFL), para escrever e revisar suas redações, dentre outras atividades que compõem o processo de candidatura. Ao total, você deve planejar uma dedicação aproxima de 2 horas por semana ao programa, além do tempo de preparo independente. A carga de dedicação independente aumentará perto da data das provas padronizadas e do prazo de entrega da sua candidatura às universidades.

Volte ao topo.

7. Estudo numa escola técnica que possui no seu currículo o 4⁰ ano técnico. Quando posso participar do Prep Scholars?

Como seu colégio tem um programa de Ensino Médio de quatro anos, você seria elegível para participar do Prep Scholars durante o 4⁰ ano técnico e até um ano depois da sua formação..

Volte ao topo.

SOBRE OS PRÉ-REQUISITOS

1. Eu terminei o ensino médio faz tempo. Sou elegível a participar do Prep Scholars?

Não. Somente indivíduos no último ano do ensino médio ou que se formaram há, no máximo, um ano (finalizado em 2016), são elegíveis para participar do Prep Scholars esse ano.

Volte ao topo.

2. Estou no 2° ano do ensino médio.  Sou elegível para participar do Prep Scholars?

Não. Somente indivíduos no último ano do ensino médio ou que se formaram há, no máximo, um ano (finalizado em 2016), são elegíveis para participar do Prep Scholars esse ano.

Volte ao topo.

3. Estou no 3⁰ ano do Ensino Médio, porém, só quero me candidatar para as universidades no exterior no próximo ano, depois de me formar. Quando posso participar do Prep Scholars?

O programa tem duração de somente um ano. Se você não pretende se candidatar no final de 2017, você deve se candidatar para o Prep Scholars somente no próximo ano. Lembre-se que o programa aceita somente estudantes que se formaram há no máximo um ano.

Volte ao topo.

4. Estou cursando uma faculdade no Brasil, mas quero me candidatar para uma universidade no exterior. Sou elegível para participar do Prep Scholars?

Não. Somente pessoas que não estão matriculadas em nenhuma instituição de Ensino Superior são elegíveis para participar. Alunos já matriculados não podem se candidatar para universidades nos EUA como um “first-year student” (aluno do primeiro ano)—precisam se candidatar como um “transfer” (aluno de transferência). Isso exige uma preparação específica que não é o nosso foco.

Volte ao topo.

5. Eu já terminei minha faculdade no Brasil, mas quero me candidatar para cursar uma segunda graduação no exterior. Sou elegível para participar do Prep Scholars?

Não. Somente indivíduos no 3⁰ do ensino médio ou que se formaram do ensino médio há, no máximo, um ano são elegíveis para participar do Prep Scholars.

Volte ao topo.

6. Eu quero fazer uma pós-graduação no exterior. Sou elegível a participar do Prep Scholars?

Não. O Prep Scholars é designado somente para alunos no 3⁰ do ensino médio ou que se formaram do ensino médio há, no máximo, um ano, interessados em cursar a graduação no exterior. Nosso programa não atende indivíduos interessados em cursar uma pós-graduação no exterior.

Volte ao topo.

7. Eu quero estudar no exterior, mas não nos Estados Unidos. Posso participar do Prep Scholars?

O foco da preparação e o auxílio de custo do Prep Scholars é para universidades nos Estados Unidos. Porém, a preparação para este processo seletivo também poderá te ajudar na sua candidatura para universidades em outros países que usam o mesmo estilo de avaliação holística. Caso você queira se candidatar para universidades em outros países além das americanas, você é elegível para participar do Prep Scholars. No entanto, se você somente se interessa por universidades que não sejam nos Estados Unidos, você não é elegível.

Volte ao topo.

8. Não falo inglês muito bem. Sou elegível para participar do Prep Scholars?

Domínio excelente da língua inglesa é fundamental para poder cursar uma graduação nos EUA e para ser bem sucedido no processo seletivo.  Candidatos ao Prep Scholars obrigatoriamente precisam falar inglês fluentemente, o que será verificado numa entrevista conduzida em inglês.

Volte ao topo.

9. Eu quero cursar direito, medicina, odontologia, ou veterinária. Sou elegível para participar do Prep Scholars?

Nos Estados Unidos, estes cursos são apenas oferecidos como pós-graduação, ou seja, você precisará completar um bacharelado de quatro anos numa outra área para depois se candidatar para um programa de pós-graduação. Pós-graduação em medicina, odontologia, e veterinária duram quatro anos adicionais e uma pós na área de direito, três anos.  Além disso, estes cursos são muito concorridos para alunos internacionais—no caso de medicina, menos de 3% conseguem— caríssimos, e a maioria das universidades não oferecem bolsas.

Nós sugerimos que os indivíduos interessados em cursar estas áreas façam sua graduação no Brasil. No caso de medicina, você poderia fazer sua residência no exterior ou no caso de direito, fazer um LLM (Mestrado em Direito) de um ano depois da sua formatura em direito no Brasil.

Caso você se interesse também por outra área de conhecimento, você é bem vindo a se inscrever para o Prep Scholars.

Volte ao topo.

10. Eu nunca participei de Olimpíadas cientificas. Posso me inscrever?

Sim. Participação nas Olimpíadas é um exemplo de participação em atividades de alto desempenho, porém, não é a única. Na sua inscrição, nós vamos buscar indicadores de engajamento em atividades fora do colégio, mas podem ser esportivas, sociais, religiosas, etc.

Volte ao topo.

11. Se eu estudo numa escola publica posso me inscrever?

Sim. Pessoas de qualquer colégio, seja pública ou particular, são elegíveis para participar do Prep Scholars, desde que cumpram com todos os outros pré-requisitos de participação.

Volte ao topo.

12. Existe algum critério de renda para estudar fora e participar do Prep Scholars?

Não. Pessoas de todas as classes sócias e todas as regiões do Brasil são elegíveis para participar do Prep Scholars, pois nossa seleção avalia o mérito do candidato, não sua origem. Qualquer pessoa pode se candidatar e ser aprovada numa universidade no exterior—eles avaliam todos os candidatos de forma holística, dentro do seu próprio contexto, e valorizam diversidade de origem e experiência, tal como nosso programa.

Volte ao topo.

13. Se eu não moro próximo à sede (São Paulo) do Prep Scholars ainda posso participar?

Sim. Todo o apoio oferecido pelo Prep Scholars pode ser realizado remotamente por e-mail, Skype e telefone. Isso significa que alunos de quaisquer regiões brasileiras podem participar.

Volte ao topo.

14. É obrigatório já ter feito o SAT ou TOEFL para se candidatar ao Prep Scholars?

Não. Participantes do Prep Scholars receberão informação e orientação sobre todas as provas padronizadas necessárias para sua candidatura ao longo do ano. Porém, se você já fez as provas, por favor, use o espaço no formulário de inscrição para relatar as suas notas—ajuda na nossa avaliação.

Obs: Não recomendamos que os interessados em se candidatar para estudar no exterior façam estas provas somente para “melhorar” sua candidatura para o Prep Scholars sem a preparação adequada.

Volte ao topo.

INSCRIÇÃO

1. Quais são os itens que compõem a inscrição?

Só serão consideradas completas inscrições que contenham os itens abaixo:

– Formulário de inscrição (em INGLÊS), incluindo uma redação

– Informações sobre histórico escolar (como média e ranking).

– Vídeo depoimento (em INGLÊS)

– Testes de lógica e de inglês

Volte ao topo.

2. Como são os testes que terei que fazer?

Você fará um teste online de lógica e outro de inglês. O teste de lógica nos fornece mais informações sobre sua capacidade cognitiva. O teste de inglês irá classifica-lo num determinado nível de proficiência de inglês e será eliminatório, dada a necessidade de inglês fluente para ser aprovado no Prep Scholars.

Volte ao topo.

3. Como deve ser o vídeo depoimento que devo enviar?

Pedimos que você produza um pequeno vídeo depoimento EM INGLÊS de dois minutos de duração em que conte sua trajetória.  Faça o upload do vídeo em alguma plataforma virtual (somente YouTube) e insira o link no espaço destinado a isso no formulário.

Volte ao topo.

4. O que é a média global? Como faço para calculá-la?

Sua média global é a média de todas as suas notas durante o ensino médio. Se este número não aparece no seu histórico escolar, você pode calculá-lo somando todas suas notas e dividindo esse valor pelo número total de notas. O número (ou letra) final vai depender da escala no qual suas notas se baseiam (“grading scale”). Pedimos para você também identificar esta escala, anotando a nota mínima e a nota máxima possível no seu colégio (Ex. 0,0-10,0).

Volte ao topo.

5. Estou com dúvidas sobre como preencher a pergunta “Based on academic performance, where do you believe that you rank in your high school class (turma)?”.

Com esta pergunta, queremos saber como você se compara academicamente (notas) com os outros alunos da sua turma. Pense na pergunta da seguinte forma: academicamente, onde que você se posicionaria relativo aos outros alunos da turma? Entre os primeiro 10? Entre os primeiros 30? Depois, identifique o número total de alunos da turma e calcula a porcentagem em que você se encontra baseado no seu desempenho acadêmico. Se sua turma tem 100 alunos e você se posiciona entre os primeiros 10, indique “Top 10%”.

Volte ao topo.

SELEÇÃO

1. O que é avaliado na seleção?

Na seleção, nós avaliamos o nível de competitividade do aluno para ser aprovado no processo seletivo de uma universidade americana de excelência. Para fazer esta determinação, avaliamos principalmente o desempenho acadêmico do aluno, engajamento fora da sala de aula e o nível de inglês. A seleção é baseada no mérito do aluno e não tem critério de renda.

Volte ao topo.

2. Quais são as etapas?

O processo seletivo do Prep Scholars consiste nas seguintes etapas:

1. Inscrições online (etapa eliminatória) – até dia 10 de ABRIL

– Dados pessoais e histórico acadêmico; envio do resultado do ACT/SAT (oficial se você tiver realizado a prova)

– Realização de um teste de lógica e um de inglês

– Envio de um vídeo contando sua trajetória (em INGLÊS)

2. Entrevista em inglês.

A divulgação dos aprovados será feita por e-mail até o fim de maio. 

Volte ao topo.

3. Quando vou ser avisado se passei para a etapa seguinte?

Os semifinalistas convidados para serem entrevistados serão notificados até o final de abril por e-mail. Os nomes dos aprovados serão divulgados no final de maio no site Estudar Fora. Fique sempre atento ao seu e-mail usado na inscrição, pois ele é a principal forma de comunicação de nossa equipe com os candidatos.

Volte ao topo.

4. Tenho como saber por que eu não fui aprovado?

Devido ao volume de inscrições, infelizmente, não temos como dar feedback personalizado para os que não foram aprovados.

Volte ao topo.

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Giana Andonini
Giana Andonini
Giana Andonini foi a primeira editora do Estudar Fora, entre 2013 e 2015. Todas as publicações que você encontrar aqui são as que deram "corpo" ao site - explicando as principais etapas da candidatura para universidades fora.

Artigos relacionados