Um projeto:

Colunista Marcos Souza

Vida de undergrad: Expectativas de Estudar Fora
14.08.13

Vida de undergrad: Expectativas de Estudar Fora

Confira como o colunista Marcos Souza vem aproveitando antes de ingressar no Middlebury College e o que ele espera dessa experiência

Quando o Ferreirinha, colunista do I wanna be a freshman, conta a história de Marco Polo (qualquer semelhança é mera coincidência) e suas viagens, eu me identifiquei instantaneamente. O aventureiro italiano passou anos viajando pela ásia, e assim pode entender melhor a terra de onde ele vinha.

Veja o vídeo com o Renan Ferreirinha e outros jovens do Prep Program falando sobre o processo no programa e as expectivas para Estudar Fora.

Estou em situação igual, e a aventura de ter escolhido Estudar Fora já me rendeu muito aprendizado sobre o Brasil, mesmo antes de eu, de fato, ter saído.

Em referência ao último texto da minha coluna, sobre o Gap Year, estou aproveitando agora minhas últimas semanas no Brasil para sentar e abraçar meus pais, ouvir as últimas doses de sabedoria antes de embarcar finalmente à vida adulta. Aproveitei também para ler uma pilha de livros, entre eles Formação Econômica do Brasil, de Celso Furtado. A obra é maravilhosa, mostra com simplicidade a relação entre as esferas econômica e social na nossa história, além de ajudar a entender o que é este nosso país e porque chegamos a nossa atual situação.

Não fosse a decisão de estudar fora, não teria tido este tempo tranquilo para distanciar-me de todo o estresse e, entre pedacinhos de pão de queijo, aprender sobre o país que vivo. Da mesma forma, o que espero da minha educação em Middlebury College é poder distanciar-me da realidade brasileira, não para alienar-me dela, mas para poder refletir e pensar em soluções para as questões que permeiam nosso país. Meu sonho é adquirir lá, com economistas de todo o mundo, uma habilidade crítica que realmente consiga agir sobre a realidade. Quero ler, escrever, conhecer pessoas, fazer intercâmbios, trabalhar…

E para quê tudo isso? Para voltar e colocar em prática. Meu sonho é atuar em empreendedorismo social, oferecendo empréstimos produtivos para grupos da população que não tem acesso ao crédito convencional, estimulando a inovação.

O período que sucedeu as viagens de Marco Polo foi marcado como um dos tempos mais ricos da história da Europa. Quem sabe não acontecerá o mesmo, comigo e meus colegas da Fundação Estudar, depois que voltarmos das nossas aventuras em mundos desconhecidos.

_____________________________________________________________________

Marcos Souza é colunista do Vida de Undergrad

Marcos Souza é um apaixonado pelas artes, comida e projetos sociais. Estudante de Ciências Econômicas na Unicamp, ele participou da turma de 2012 do Prep Program e, em setembro, abandona seu curso no Brasil para graduar-se em Economia no Middlebury College, nos Estados Unidos. O objetivo de seus posts é mostrar que não é preciso ser um gênio para realizar o sonho de Estudar Fora.

Conecte-se ao Estudar Fora

Contribua para o Prep Course

Leia Mais

Bolsas de estudo nos EUA para alunos do ensino médio da rede pública
Os motivos para realizar um curso de idiomas no exterior
Universidade Nacional de Singapura (NUS), a melhor da Ásia
4 aplicativos para estudar para o SAT