InícioGraduaçãoEntenda os conceitos de universidades Match, Reach e Safety

Entenda os conceitos de universidades Match, Reach e Safety

Giana Andonini - 26/07/2013
Comentários:

Confira o artigo publicado pela Princeton Review sobre quantas universidades você deve se candidatar, como selecionar tais instituições e o que significa uma universidade ser classificada match, reach ou safety. O site da Princeton Review é um grande recurso para pesquisa sobre como se candidatar a uma graduação ou pós-graduação no exterior, e oferece dados como rankings universitários, informações sobre bolsas e ferramentas de planejamento de carreira.

Não existe regra para dizer quantas universidades ao certo você deve se candidatar

Se você estiver disposto a pagar a todas as taxas de inscrição, você pode se candidatar a dezenas de universidades. Mas isso é uma estratégia fraca. Pesquise bem e você vai conseguir baixar o número inicial da sua lista de universidades em que deseja se candidatar.

Uma vez que você sabe o que você está procurando, você pode começar a elaborar uma lista de faculdades que se encaixam às suas especificações. Não inclua uma universidade em sua lista onde você não esteja disposto a estudar. À medida que a sua lista for sendo feita, inclua apenas faculdades que se enquadrem em uma dessas três categorias: match, reach e safety. 

Leia mais: Entenda o processo de seleção para universidades do exterior

Uma universidade “match” é aquela onde o seu desempenho nos testes esteja dentro (ou até ultrapasse) a média necessária para que um calouro consiga passar. Não há garantias, mas é bem provável que você consiga passar em várias faculdades match.

Uma faculdade “reach” é aquela em que sua pontuação nos testes esteja abaixo da média necessária para um calouro passar. Essas escolas podem parecer distantes, mas ainda devem ser consideradas possíveis. Se você tem um GPA (média das suas notas no Ensino Médio) que é 2, Harvard por exemplo não é uma escola alcançável para você, ela é um sonho.

Leia mais: Aprenda a escolher a universidade certa no exterior

Já uma universidade safety é aquela em que sua pontuação nos testes esteja acima do que é necessário para que um calouro em média consiga passar. Você pode ter a certeza que será admitido em uma dessas.

Se candidate a universidades de cada uma das três categorias (muitos candidatos se candidatam a aproximadamente três universidades reach, três match e duas safety). Separá-las nas três categorias vai ajudar você a gerenciar suas expectativas durante todo o processo de admissão. E isso também vai garantir que você estabeleça metas ambiciosas e também prepare um plano b.

Quer mais informações sobre como fazer a sua lista de universidades fora para se candidatar? Leia o texto Vida de undergrad: A importância do college list, do nosso colunista Marcos Souza, e veja que escolher em quais faculdades quer estudar é tão importante quanto as provas de admissão.

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Giana Andonini
Giana Andonini
Giana Andonini foi a primeira editora do Estudar Fora, entre 2013 e 2015. Todas as publicações que você encontrar aqui são as que deram "corpo" ao site - explicando as principais etapas da candidatura para universidades fora.

Artigos relacionados