InícioOutrosDividindo sua acomodação

Dividindo sua acomodação

Giana Andonini - 30/08/2013
Comentários:

Morar com outros estudantes é uma parte importante na vida estudantil no Reino Unido (United Kingdom – UK). Seja em um prédio residencial ou em uma casa alugada, dividir sua acomodação é uma ótima maneira de se divertir e de fazer amigos para a vida inteira.

No entanto, também pode ser um pouco frustrante acostumar-se com hábitos, barulhos e bagunças alheios. Aqui vão algumas dicas para manter a harmonia na sua moradia estudantil:

Divida as tarefas domésticas
Uma das principais causas de discussões em moradias estudantis são a limpeza e a organização do lugar. Algumas pessoas amam deixar a casa brilhando. Outras pensam que a vida é muito curta para ser desperdiçada em infinitas limpezas domésticas.

Não importa qual for a sua filosofia, respeite os seus housemates (colegas de casa) e organize sua própria bagunça. Já para a limpeza das áreas compartilhadas, como o banheiro e a sala de estar, você poderia sugerir uma escala de serviços, assim todos contribuem de forma justa.

Respeite a paz e o silêncio dos outros
Algumas pessoas podem se sentir estressadas se houver barulho quando estiverem tentando dormir ou estudar.

Para a boa convivência, respeite os seus colegas quando precisarem de paz e silêncio – por exemplo, certifique-se de que a sua música ou a TV não esteja muito alta… e não importa o que for, não dê festas na noite anterior à prova de ninguém!

Se os seus housemates são barulhentos, tente pedir educadamente que sejam mais silenciosos – pode ser que eles não tenham percebido que estão lhe atrapalhando. Se o barulho persistir, vocês podem criar algumas regras, como, por exemplo, proibir música alta entre às 11h da noite e às 8h da manhã.

Se eles não concordarem, converse com a secretaria de suporte estudantil da sua instituição. Eles poderão lhe ajudar a encontrar uma solução.

Não monopolize o banheiro!
“Hogging”, ou monopolizar, significa não compartilhar. Todo mundo gosta de gastar algum tempo se embelezando no banheiro, mas todos têm aulas no mesmo horário e isto pode criar uma tensão na casa. Para as manhãs, verifiquem os seus horários juntos e dividam o tempo de uso do banheiro, para que todos entrem e saiam rapidamente e não atrasem ninguém.

Converse em inglês
Se você morar com pessoas do seu país, é ótimo poder conversar na sua língua nativa. Mas se um ou alguns dos seus housemates falarem outros idiomas, evite falar na sua língua para não fazer com que se sintam isolados. Conversar em inglês quando estiverem todos reunidos é essencial e significa que todos podem participar… Além de ser uma forma excelente de melhorar o seu inglês!

Criem orçamentos
Em acomodações compartilhadas, você precisará pagar por alguns itens da casa, como papel higiênico e produtos de limpeza. Vale à pena criar uma vaquinha (no Reino Unido, chamada de kitty) para estas despesas. Uma vaquinha (kitty) é uma quantia de dinheiro comunal para a qual todos devem contribuir com o mesmo valor.

Se vocês precisam pagar contas compartilhadas – como gás, água e luz – decidam juntos como irão organizar o pagamento. Vocês podem dividir os custos por igual e uma pessoa se encarrega de efetuar o pagamento.

Converse
Todo mundo espera ter uma experiência estudantil positiva. Se algo estiver lhe incomodando, é aconselhável sentar e conversar com seus housemates para achar soluções de uma forma amigável. Você pode acabar morando com pessoas de diferentes opiniões e hábitos, portanto, tente compreender os outros pontos de vista.

Divirtam-se juntos
E por final, é claro, o melhor caminho para a harmonia é se divertir! Cozinhar refeições juntos, ir a pubs, assistir a filmes… É aniversário de alguém, vamos comemorar? Diversão os ajudará a criar laços.

Leia a matéria original AQUI.

_____________________________________________________________________

Essa matéria faz parte do Especial Estude no Reino Unido 

Especial Estude no Reino Unido é uma série de matérias especiais com tudo que você precisa saber para estudar no UK. Todo o conteúdo do Especial foi produzido pelo Bristish Council, um parceiro do Estudar Fora, pelo site Education UK.

eduk_logo

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Giana Andonini
Giana Andonini
Giana Andonini foi a primeira editora do Estudar Fora, entre 2013 e 2015. Todas as publicações que você encontrar aqui são as que deram "corpo" ao site - explicando as principais etapas da candidatura para universidades fora.

Artigos relacionados