InícioBolsas de Estudo200 cursos online e gratuitos do MIT

200 cursos online e gratuitos do MIT

Marcela Marcos - 06/12/2018
Comentários:

No mais recente ranking QS das melhores universidades do mundo para cada área, lá está o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), no topo da lista de duas áreas: “Engenharia e Tecnologia” e “Ciências Naturais”. Nesse mesmo ranking, porém na classificação geral sobre as melhores instituições de ensino superior do globo, o MIT também aparece logo de cara.

Se olharmos para a taxa de aceite para graduação no instituto de tecnologia, é claro que estamos falando de um percentual muito seleto: apenas 8,9% dos candidatos conquistam aprovação. Além disso, os custos de um ano na universidade ultrapassam facilmente os 60 mil dólares, se inclusos acomodação e livros.

Por outro lado, há sempre histórias de sucesso para contar, como a do brasileiro Matheus Tomoto:

E mais: Aluno do ITA faz crowdfunding e embarca para intercâmbio no MIT

Mesmo com a seletividade alta e os custos lá em cima, o MIT também é democrático. Isso porque, desde 2002, a universidade passou a oferecer cursos online e gratuitos que cobre todo o currículo da instituição.

Como são os cursos online e gratuitos do MIT

Atualmente, são disponibilizados mais de 200 cursos – boa parte deles na área de ciência e tecnologia, mas com opções também nos ramos da economia, negócios, história, biologia, sociologia, e outras.

Desde 2008, a instituição passou a incorporar vídeos aos cursos online e, atualmente, mais de 100 cursos possuem videoaulas completas com professores da instituição. Nesta página, é possível acompanhar quais cursos estão com turmas em andamento, e quais estão com inscrições abertas para uma nova turma.

Idioma dos cursos online do MIT

Apesar de gratuito e online, apenas 4% dos acessos do site atualmente vêm da América Latina – sendo que o Brasil, sozinho, é o quarto país com maior número de usuários da internet no mundo. Se a língua pode parecer, a princípio, um obstáculo, ela não pode ser usada como desculpa: há diversas opções de cursos traduzidos para português – confira quais aqui.

E ainda: O que se espera de um candidato ao MBA na escola de negócios do MIT?

Conheça os cursos mais visitados

O MIT disponibiliza uma lista com os cursos mais visitados dentre os que oferece na modalidade online. Todos eles são de exatas, sendo alguns da área de matemática e outros sobre temas da ciência da computação. Confira alguns:

Álgebra Linear

Esse é um curso básico sobre teoria das matrizes e álgebra linear, embora também tenha tópicos sobre sistemas de equações, espaços vetoriais, entre outros. Confira!

Introdução à Ciência da Computação e Programação em Python

Tem interesse em se aventurar com programação, mas é iniciante no assunto? Então esse curso pode ser para você! O objetivo das aulas é mostrar a importância que a computação pode desempenhar na solução de problemas. Acesse o curso!

Introdução aos Algoritmos

Este curso introduz a modelagem matemática de problemas computacionais, abrangendo os algoritmos comuns, paradigmas algorítmicos e estruturas de dados usados ​​para resolver esses problemas. Além disso, as aulas introduzem medidas básicas de desempenho e técnicas de análise. Veja mais, na página do curso.

 

Confira aqui a lista completa de cursos online do MIT

 

* Foto: Curso de Análise de Dados para Cientistas Sociais / Crédito: Pond5.com

 

Leia também:

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Marcela Marcos
Marcela Marcos
Marcela Marcos é jornalista e cursa mestrado na linha de Comunicação do programa de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal do ABC. Foi colaboradora do portal Estudar Fora em 2018.

Artigos relacionados