InícioGraduaçãoConheça o curso de verão da universidade de Yale

Conheça o curso de verão da universidade de Yale

Giana Andonini - 11/02/2014
Comentários:

Os alunos de Ensino Médio que querem antecipar a experiência de estudar em uma universidade no exterior podem aproveitar os famosos summer courses (cursos de verão) das faculdades americanas, como o Yale Young Global Scholars Program (YYGSP), da Universidade de Yale, O programa está com inscrições abertas até o dia 20 de fevereiro.

bernardosarti
Bernardo Sarti (esquerda) é um dos brasileiros que participou em 2013

Pelo Yale Young Global Scholars Program, jovens de vários países participam de um curso intensivo de duas semanas no campus de Yale. No período em que passam imersos na cultura universitária americana, os estudantes irão conhecer e discutir questões globais e soluções inovadores para desenvolver habilidades como pensamento crítico e globalizado. “Participei diariamente em fóruns de discussão sobre assuntos como jurisdição internacional, a natureza de revoluções e a mídia conservadora e como trabalho de fechamento, fiz um ensaio de 2000 palavras sobre a legalidade da Guerra no Iraque”, conta Bernardo Sarti, de 16 anos, que participou do curso de Política, Lei e Economia do programa em 2013.

Para Guilherme Costa, que também participou em 2013 junto com jovens de 45 países, um ponto forte da experiência é o contato com outras culturas. “Percebi como pessoas de lugares tão distantes do mundo eram tão parecidas. Fiz amigos americanos, um alemão, um queniano, um peruano e descobri que ouvíamos as mesmas músicas, gostávamos das mesmas coisas e pensávamos de maneira semelhante também. Estar com pessoas destes lugares incríveis e diferentes foi um dos maiores privilégios que já tive”, comenta.

Como funciona
O programa apresenta três opções de cursos:

1) Ciência, Política e Inovação, que vai ocorrer de 16 a 29 de junho
2) Política, Direito e Economia, de 7 a 20 de julho e
3) Estudos em estratégia global, de 26 de julho a 8 de agosto

Confira o descritivo com cada um dos cursos AQUI.

Cada curso terá no máximo 200 alunos participantes. Um dia no programa geralmente inclui atividades em diferentes formatos, como palestras, seminários, reuniões nos grupos de estudo, simulações, pesquisa, escrita de trabalhos e atividades de apresentação. A programação é toda voltada ao aprendizado colaborativo e à  interdisciplinariedade e os alunos tem aulas e palestras com professores de lá e convidados. “Imagine participar de uma aula onde você possa aprender e questionar o embaixador e ex-diretor de inteligência nacional dos EUA, John Negroponte!”, conta Guilherme Costa, participante de 2013.

Uma dica do Bernardo Sarti, participante de 2013, é descansar bastante antes de ir. “O programa é extremamente rigoroso e inclui centenas de páginas de leitura antes mesmo de começar, mas não deixa de ser bastante recompensador.” Outra dica de Bernardo é se doar completamente. “Pessoas que se dedicam totalmente ao rigor acadêmico e se esforçam para construir novas amizades são as que mais aproveitam o que o programa tem a oferecer”, orienta.

Perfil dos participantes
Não há pré-requisitos para participar, mas o  programa recomenda que todos os interessados leiam o pdf de apresentação para conhecer o conteúdo que será abordado em cada curso. Assim, o próprio candidato poderá fazer uma avaliação e identificar qual dos cursos é o melhor match de acordo com os seus objetivos.

Como se candidatar
Para participar do Yale Young Global Scholars Program é preciso participar de uma seleção, por meio do envio de um appliction, que requer:
– dois essays
– duas cartas de recomendação
– histórico escolar
– informações sobre suas atividades extracurriculares

As inscrições vão até 20 de fevereiro de 2014. O programa custa ao todo US$ 5 mil (custos com alimentação e acomodação incluídos), e há a opção de pedir bolsa para participar. Este pedido deve ser realizado no momento de inscrição.

Leia mais e inscreva-se aqui: www.globalscholars.yale.edu

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Giana Andonini
Giana Andonini
Giana Andonini foi a primeira editora do Estudar Fora, entre 2013 e 2015. Todas as publicações que você encontrar aqui são as que deram "corpo" ao site - explicando as principais etapas da candidatura para universidades fora.

Artigos relacionados