InícioBolsas de EstudoConcorra a bolsas de estudo para graduação e mestrado na Espanha

Concorra a bolsas de estudo para graduação e mestrado na Espanha

Lecticia Maggi - 19/01/2016
Comentários:

A Universidade de Jáen, na Espanha, está oferecendo 200 bolsas para estudantes internacionais em seus cursos de graduação e mestrado. As inscrições estão abertas até o dia 18 de março e podem ser feitas pelo site da universidade, onde também pode ser acessada a lista com as mais de 20 opções de cursos disponíveis. Há programas nas áreas de engenharia, administração e biomedicina, entre outras.

As bolsas se dividem em duas modalidades: integral e parcial. As 40 bolsas parciais são direcionadas a alunos da graduação e garantem a isenção total dos custos de matrícula e mensalidades; já as integrais somam 150 vagas para graduação e mestrado e incluem, além da isenção, uma ajuda de custo no valor de 2.000 euros por ano durante o período de estudos. Em ambas as modalidades, o aluno também tem um curso de espanhol gratuito caso não seja fluente na língua.

Quem pode concorrer – Podem concorrer estudantes que tenham notas acima de sete nas etapas anteriores de estudo. Para o mestrado, é solicitada graduação compatível à área de estudos escolhida.

Já para os cursos de graduação, é necessário ter o diploma de ensino médio homologado pelo governo espanhol, bem como prestar o exame obrigatório de acesso ao ensino superior, organizado pela UNED e realizado, no Brasil, apenas em São Paulo. Como a próxima data de aplicação do exame no Brasil é em junho, a recomendação da Universidade de Jáen é que os interessados se inscrevam para a bolsa através do site até o dia 18 de março e, mediante aprovação preliminar, enviem seus resultados do exame de admissão até julho. A exceção é para os alunos de ensino médio em escolas de sistema de ensino europeu, que têm acesso direto ao ensino superior e não precisam fazer o exame de admissão.

Para receber a bolsa, é preciso obter visto de estudante junto ao governo espanhol – sendo que taxas de emissão e contratação do seguro de saúde obrigatório são de responsabilidade do candidato.

O semestre letivo tem início no final de setembro, e os cursos têm de um a quatro anos de duração. Todas as bolsas serão renovadas automaticamente se o aluno concluir 90% dos créditos do período. Saiba mais e faça sua inscrição no site do programa.

Leia também:
Guia online e gratuito de bolsas de estudo no exterior
Fundação Carolina oferece mais de 600 bolsas de Estudo na Espanha
Intercâmbio na Espanha: saiba mais sobre o país, a cultura e oportunidades

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Lecticia Maggi
Lecticia Maggi
Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero e pós-graduada em Gestão de Negócios pelo Senac-SP. Foi editora do Estudar Fora entre 2014 e 2016. Atualmente, é coordenadora de comunicação no Iede (Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional), que tem como um de seus objetivos ajudar a qualificar o debate educacional no país.

Artigos relacionados