InícioGraduaçãoComo fazer um plano de ação para Estudar Fora - Parte 1

Como fazer um plano de ação para Estudar Fora – Parte 1

Giana Andonini - 29/07/2013
Comentários:

Se você está pensando em fazer a graduação no exterior, vai perceber que em um ponto específico os orientadores, counselours e coaches serão unânimes: comece a se preparar cedo! O processo de admissão para uma universidade no exterior é muito diferente do que é no Brasil, e o ideal é que os estudantes comecem a se familiarizar com as diferenças logo no início do Ensino Médio. O Estudar Fora ouviu a counselor e diretora do Brazil College Counseling, Emily Dobson, para saber quais ações devem ser tomadas pelos alunos que desejam se graduar no exterior. Confira as dicas da especialista em orientação sobre o que fazer em cada ano:

Parte 1: O que fazer no 1º ano do Ensino Médio?

1. Trabalhe no seu autoconhecimento: “Um dos primeiros passos é o estudante se conhecer enquanto aluno antes de tudo. Para isso, você pode fazer testes de personalidade ou conversar com um counselor ou mentor”, orienta Emily. Desenvolver este senso de quem é você é essencial para fazer uma das etapas mais importantes do processo de preparação para estudar no exterior: a escolha da sua college list.

Leia mais: Guia de primeiros passos para estudar fora 

2. Pesquise sobre o perfil dos calouros: Pesquise o perfil dos calouros das universidades que você almeja. Estude as estatísticas da última classe que foi aceita. “Assim você terá uma ideia das metas que deve correr atrás. Por exemplo, se a média do SAT dos que entram na universidade é 650, sua meta é ter essa nota no mínimo. Ou se a universidade que deseja preze muito por atividades sociais, você precisa incluir atividades com esse perfil no currículo. Geralmente essas informações estão disponíveis nos sites das instituições”, explica.

Leia mais: Entenda o processo de seleção para universidades no exterior 

3. Registre-se no College Board: É por lá que você irá fazer sua inscrição para prestar o SAT e acessará outras informações sobre o processo, como dicas para os essays.  “Lembre-se de utilizar um nome e e-mail profissional”, orienta. Outra indicação da counselor é fazer um SAT Practice Test (simulado), para descobrir em que nível você está para fazer o exame.

Leia mais: Conheça os testes de admissão para estudar no exterior

4. Planeje suas atividades extracurriculares: A orientação é fazer menos atividades e ganhar mais habilidades, ao invés de fazer muitas atividades sem profundidade. Emily alerta: “Faça atividades que irão te puxar para fora da sua zona de conforto. Realmente se engaje no que você for fazer. Não faça só por fazer”.

Por exemplo: Se você gosta de jogar futebol, não seja apenas mais um jogador entre tantos. Use essa atividade para desenvolver a sua liderança. “Uma ideia é organizar uma vez por mês com seu time uma atividades de futebol com crianças em um orfanato. Outra ideia é traçar metas com os seus colegas – como em um mês fazer com que todos corram 5 km – e liderar o seu time para alcançar essa meta”, sugere Emily.

Leia mais: O perfil desejado por uma universidade no exterior

5. Comece a se envolver com as universidades fora: Quanto mais cedo você começar a se relacionar com as universidades fora, melhor. E há formas mais fáceis do que você imagina para fazer isso. “Faça cursos online que as universidades oferecem, ou utilize as suas férias para viajar e conhecer os campi das universidades”, indica Emily.

Agora se você não tiver dinheiro para fazer uma viagem, a counselor orienta que os estudantes usem suas férias para pedir materiais para as universidades, entrar em contato com os admissions officers ou fazer tours virtuais pelos campi universitários. “De alguma maneira, fisicamente ou virtualmente, você tem que ‘visitar’ as universidades. Isso irá mudar a maneira como você faz a sua college list“, defende.

Leia mais: Aproveite suas férias e se prepare para estudar fora

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Giana Andonini
Giana Andonini
Giana Andonini foi a primeira editora do Estudar Fora, entre 2013 e 2015. Todas as publicações que você encontrar aqui são as que deram "corpo" ao site - explicando as principais etapas da candidatura para universidades fora.

Artigos relacionados