InícioOutrosComo escrever um essay que conquiste a Harvard Business School

Como escrever um essay que conquiste a Harvard Business School

Nathalia Bustamante - 21/09/2016
Comentários:

Uma das etapas cruciais – e mais temidas – do processo de seleção para cursos de pós-graduação no exterior é a hora de escrever as essays (redações). Estes ensaios têm o poder de revelar à universidade aquilo que o histórico escolar e as provas padronizadas não mostram: sua personalidade. É a melhor oportunidade que o estudante tem de mostrar o que pensa e por que ele seria uma boa adição à escola, caso aprovado.

Na Harvard Business School, uma das escolas de negócios mais prestigiadas do mundo, não é diferente. Eles fazem uma série de perguntas sobre suas motivações e interesses e esperam que o estudante tenha consistência e autoconhecimento para respondê-las.

Para a engenheira Mariane Hotta, de 34 anos, ex-aluna de MBA em Harvard, as essays foram a parte mais desafiadora da candidatura. “Como sou da área de exatas, as palavras não fluem com tanta facilidade”, diz ela, que reservou seis meses para preparar as redações. “É um processo de maturação, o texto não vai vir de repente… e dar o tempo para que isso aconteça também é importante”, comenta ela.

Cada um precisa encontrar a sua própria estratégia de preparação e a melhor forma de contar sua história. Gustavo Bassetti, também ex-aluno da HBS, explica que ele procurou colocar elementos da sua vida pessoal que de alguma forma se relacionavam e ajudavam na profissional.

Já o médico Fábio Katayama resume: “Montar um bom essay é colocar no papel um pouco do que você acredita”. Quer saber quais foram os temas abordados e como eles se prepararam para a escrita de um essay que conquistou os admissions de Harvard? Confira na playlist abaixo:

 

Leia também:
Redações cobradas no processo seletivo de universidades dos EUA
10 erros comuns para evitar ao escrever as redações do MBA
MBA no exterior: dicas para escrever redações competitivas

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Nathalia Bustamante
Nathalia Bustamante
Nathalia Bustamante é jornalista formada pela UFJF. Foi editora do Estudar Fora entre 2016 e 2018 e hoje é coordenadora de Conteúdo Educacional na Fundação Estudar.

Artigos relacionados