InícioGraduaçãoComo é estudar em uma universidade católica nos Estados Unidos?

Como é estudar em uma universidade católica nos Estados Unidos?

Nathalia Bustamante - 24/08/2016
Comentários:

Por Nathalia Bustamante

Algumas das universidades mais antigas e tradicionais dos Estados Unidos foram fundadas pela Igreja Católica. Embora o rigor acadêmico e científico tenha com o tempo substituído a doutrinação religiosa, muitas mantêm a tradição de oferecer disciplinas como ética e filosofia como parte da grade curricular.

Assim como no Brasil, as Universidades vinculadas a instituições católicas não são exclusivas para católicos, e tampouco são voltadas à formação de religiosos. Muitas das principais universidades católicas dos Estados Unidos estão entre as 100 melhores do país – a Universidade de Notre Dame, por exemplo, possui um dos 10 melhores programas de Administração do país.

A Universidade de Notre Dame é também a mais internacionalizada das instituições católicas, com estudantes de 102 nacionalidades. A brasileira Daniela Felippo é uma delas. No seu segundo ano na instituição, ela afirma que o grande diferencial de estar em uma instituição de vinculação católica é o senso de comunidade.

“É muito fácil ir na biblioteca e ver um grupo enorme estudando, dividindo anotações… É um perfil muito acolhedor”, explica Daniella. Segundo ela, em muitas instituições com um perfil mais competitivo não há esse tipo de colaboração entre os estudantes.

“A gente tinha aulas de filosofia e uma parte das aulas era questionar se Deus existe ou não”, relembra ela. “E já aconteceu de eu ficar contra quinze pessoas discutindo questões de religião”, comenta. A experiência foi especialmente positiva pois ela precisou desenvolver raciocínio rápido e argumentação em inglês.

Como é estudar em Notre Dame?

Qual foi a situação mais inusitada que você já viveu estudando em uma escola católica?

 

Quer saber mais?

A Universidade de Notre Dame realizará, no dia 31 de agosto, um evento presencial gratuito na cidade de São Paulo. Na ocasião, estudantes poderão tirar dúvidas sobre o seu sistema de ensino, cursos de graduação oferecidos, processo de admissão e bolsas de estudo. Confira os detalhes e faça sua inscrição aqui!

 

* Foto: Estátua de Jesus na Universidade de Notre Dame

 

Leia também:
O que as aulas em universidades americanas têm de tão diferente?
Saiba como é estudar em uma universidade católica
“Atividades extracurriculares são fundamentais”, diz aprovado em oito universidades

 

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Nathalia Bustamante
Nathalia Bustamante
Nathalia Bustamante é jornalista formada pela UFJF. Foi editora do Estudar Fora entre 2016 e 2018 e hoje é coordenadora de Conteúdo Educacional na Fundação Estudar.

Artigos relacionados