InícioIntercâmbioCinco motivos para fazer um intercâmbio de high school

Cinco motivos para fazer um intercâmbio de high school

Lecticia Maggi - 31/03/2015
Comentários:

Por Bruna Amaral, do Partiu Intercâmbio 

Eu já fiz quase todo o tipo de intercâmbio e vou dizer para vocês: nada é mais eficiente para aprender um idioma do que os programas de high school, aqueles em que os jovens de 14 a 19 anos vão para o exterior passar seis meses ou um ano cursando a escola como locais. Com certeza, fazer intercâmbio é um aprendizado incrível em qualquer fase da vida, mas se você puder escolher, faça um intercâmbio durante o ensino médio, você não vai se arrepender. Na minha (humilde) opinião é a maneira mais eficiente e rápida de aprender (muito bem) um idioma e se integrar completamente na cultura de outro país.

Quanto mais novo, melhor a gente aprende um idioma

Óbvio que você pode aprender (e muito bem) um idioma quando é mais velho, mas quando você é mais novo, é muito mais fácil aprender e sair falando sem sotaque nenhum, que é o sonho dourado de todo mundo. Além disso, quando você tem 15 anos, você tem muito mais tempo livre para estudar e se dedicar ao aprendizado de um idioma.

Quando fiz high school aqui na Alemanha em 2003 (tô velhaaa), eu não sabia falar nada de alemão, por isso, comprei uma gramática e fazia exercícios de alemão todos os dias por pelo menos meia hora. Quando eu paro para pensar na disciplina que isso exigiu, me dá até orgulho. Com certeza, eu poderia fazer uma coisa dessas hoje também, mas hoje eu sempre tenho uma desculpa: a dissertação, o trabalho, o Partiu Intercâmbio. Sei que eu ainda posso aprender quantas línguas eu bem entender na vida, mas também tenho noção que nunca mais vou ter essa experiência de poder focar única e exclusivamente em aprender um idioma durante um ano inteiro simplesmente porque a gente vai crescendo e as prioridades na vida mudam.

Veja outras razões para fazer um programa de high school no Partiu Intercambio

Leia também:
Quatro cursos online e gratuitos para você aperfeiçoar o inglês
Especial: Guia de cursos de idiomas no exterior

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Lecticia Maggi
Lecticia Maggi
Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero e pós-graduada em Gestão de Negócios pelo Senac-SP. Foi editora do Estudar Fora entre 2014 e 2016. Atualmente, é coordenadora de comunicação no Iede (Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional), que tem como um de seus objetivos ajudar a qualificar o debate educacional no país.

Artigos relacionados